Mais de 280 estudantes recebem certificação de cursos do Pronatec

Mais de 280 estudantes de oito Diretorias Regionais de Educação (DREs), concluintes dos cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), receberam na tarde desta terça-feira, 12, a certificação dos cursos ofertados no ano de 2017, pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e os municípios tocantinenses. A entrega de certificados ocorreu, simultaneamente, nas Regionais de Araguaína, Colinas, Dianópolis, Gurupi, Palmas, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional e Tocantinópolis.

Em Paraíso do Tocantins, a cerimônia de certificação foi realizada na sede da Diretoria e contou com a presença da Secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Adriana Aguiar, e estudantes dos municípios de Paraíso, Cristalândia e Barrolândia.

Para a professora Adriana Aguiar, o Pronatec é uma oportunidade de crescimento para os estudantes. “O Pronatec incentiva o aluno e a comunidade a estarem engajados na busca pela qualificação para ingressarem no mercado de trabalho. Nossos alunos precisam desse apoio, que reflete na realidade das comunidades em que vivem, uma vez que os cursos são ofertados de acordo com a necessidade e realidade dos municípios”, pontuou.

Já a técnica responsável pelo Pronatec, na DRE de Paraíso, Marilda Cabral, destacou a participação da comunidade nos cursos ofertados. “Esses cursos atendem a demanda da população. Além dos estudantes da rede, o Pronatec também atende e valoriza o povo que necessita que qualificação, e o melhor, de forma gratuita”, frisou.

O aluno Pedro Henrique Marinho da Silva, do Colégio Estadual de Cristalândia, concluiu o curso de Mecânico de Bicicleta e falou sobre o aprendizado obtido. “O curso me proporcionou aprender mais sobre a profissão do mecânico. Com práticas daquilo que preciso para ser um bom profissional. Agora, acredito que tenho bagagem suficiente para entrar no mundo do trabalho”, finalizou.

Ao todo, 282 estudantes receberam​ os certificados, em cursos diversos como Costureiro de Máquina reta e overloque, Padeiro, Serígrafo, Instalador e Reparador de rede de computadores, Maquiador, Mecânico de Bicicleta e Fruticultor.

Pronatec

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem como finalidade ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica, por meio de programas, projetos e ações de assistência técnica e financeira.

O Pronatec representa um esforço de oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica (EPT) voltados prioritariamente para os estudantes do ensino médio da rede pública, inclusive da educação de jovens e adultos, os trabalhadores, os beneficiários dos programas federais de transferência d

Guilherme Gandara / Governo do Tocantins

Comentários

Acesso em 19/12/2018 01:26.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/tocantins/mais-de-280-estudantes-recebem-certificacao-de-cursos-do-pronatec/.