Marcus Marcelo requer implantação de lixeiras subterrâneas em Araguaína

No último dia 25, o vereador Marcus Marcelo (PR) apresentou requerimento ao poder executivo, de um estudo para a implantação de lixeiras subterrâneas no município de Araguaína.
As cidades estão se tornando cada vez mais conscientes dos problemas relacionados aos métodos convencionais de coleta de lixo, que além de visualmente prejudicar a imagem, a presença de lixo a céu aberto pode trazer muitas doenças às pessoas e colocar a saúde pública em risco, gerando mais gasto ao poder público, por isso o prevenir é melhor do que o tratar.
O problema do lixo, infelizmente, ainda é uma realidade presente em muitos municípios e que ganhou ainda mais força com o acelerado ritmo de consumo da sociedade, principalmente em nossa cidade que tem crescido cada vez mais o número de habitantes.
Entenda como funciona
 
Com pouco mais de um metro de altura, a lixeira subterrânea pode até parecer uma lixeira comum à primeira vista, porém ao colocar o lixo dentro do recipiente, logo percebemos que tem algo diferente. Um fundo falso liga o recipiente da superfície a um contêiner subterrâneo localizado a mais de dois metros abaixo do nível da calçada. A idéia é justamente acabar com o acúmulo de sacos de lixo nas calçadas, evitando que ele se espalhe. Além disso, todo o resíduo reciclável e orgânico é separado e transportado para locais diferenciados.  Outro diferencial é que, devido à grande capacidade, a lixeira subterrânea exige menos viagens das empresas coletoras de lixo, o que representa uma boa economia nos gastos de transporte e também na queima de combustível fóssil para transportar dezenas de caminhões de lixo pela cidade.
Com informações do Gabinete do vereador Marcus Marcelo
Comentários

Acesso em 25/06/2019 03:28.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/tocantins/marcus-marcelo-requer-implantacao-de-lixeiras-subterraneas-em-araguaina/.