GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Método predatório de pesca é questionado por deputado Carlesse

O uso indiscriminado de rede de pesca de emalhar por pescadores não-licenciados poderá ser proibido em todo o Estado do Tocantins. O projeto, de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Mauro Carlesse (PHS), já está pronto para ser submetido ao plenário, após recente aprovação na Comissão de Administração, Trabalho e Defesa do Consumidor.

Conforme a matéria, o método de emalhar é um tipo de arte de pesca passiva em que os peixes ou crustáceos ficam presos nas malhas devido ao seu próprio movimento. Carlesse alerta que as redes e as tarrafas de emalhar são altamente predatórias e são responsáveis pela alarmante diminuição de diversos peixes e outras espécies aquáticas protegidas por lei.

Ao contrário dos arrastões, as redes de emalhar ficam estáticas e prendem os peixes que se alimentam na superfície ou perto dela. “A rede também captura pequenos peixes, além daqueles em desova e outros animais que nada têm a ver com a pesca comercial. Ao se aproximarem dos fios, acabam enroscados”, justificou Carlesse.

“Estamos convencidos de que a única maneira de acabar com esse método predatório é estabelecer normas, como restringir o acesso, a aquisição e o uso dessas redes para pescadores amadores, ou seja, sem licença legal, como a própria lei já estabelece, mas não restringe”, esclareceu o parlamentar.

O projeto de lei recebeu emenda substitutiva de autoria do  deputado Eli Borges (PROS). Ela estabelece aos infratores sanções como advertência, multa entre mil e cinco mil UFIRs, interdição parcial ou total de estabelecimento ou de atividade, e perda ou restrição de incentivos e benefícios fiscais concedidos pelo Governo do Estado.

Postagens relacionadas

Colinas – Homem é socorrido por bombeiros na BR-153 após se envolver em acidente

Gilberto Silva

Tocantins – Ex-prefeito tem R$ 2,9 milhões bloqueados a pedido do MPE

Gilberto Silva

Tocantins – Acidente com ônibus deixa várias pessoas feridas na BR-153

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies