Miracema torna-se capital por um dia e recebe equipes do governo

Equipes do Governo participaram de ações em Miracema, nesta quinta-feira 7, quando a cidade torna-se capital por um dia a cada ano, de acordo com o estabelecido na Constituição Estadual e no Regimento Interno da Assembleia Legislativa do Estado.

No Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula, diversos programas educacionais foram apresentados ao público presente. A secretária de Estado da Educação Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, foi representada por Jarbas Ferreira da Costa, subsecretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Com a finalidade de proporcionar educação de qualidade para todos os tocantinenses, foram retomados alguns programas educacionais e também implantados novos. Em Miracema, foram destaques o programa Instituto Airton Senna (IAS), o Programa Tutoria Pedagógica, o Projeto Voluntário na Escola, além da criação de grêmios estudantis.

Conforme Gabriela Fernanda do Carmo, diretora do Centro de Ensino Médio Dona Filomena, todos os programas contribuem para o bom desempenho na aprendizagem, inclusive o Programa Escola Jovem em Ação, que contempla a escola. ”A aprendizagem dos alunos melhorou bastante. Eles desenvolvem seu protagonismo juvenil e se envolvem diretamente nas atividades das escolas e, isso, ajuda a melhorar em todos os aspectos, tanto na aprendizagem como nos relacionamentos com os colegas e com a comunidade”, ressaltou.

Hanna Brito Holanda Soares, técnica e assessora de gabinete da Diretoria Regional de Miracema, elogia a ação da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para todos os estudantes. “É uma satisfação presenciar o funcionamento dos projetos em educação propostos pelo governo”, disse.

Conforme Claudia Lustosa Campos Diniz, que trabalha com assessoria aos municípios, as parcerias entre municípios são muito positivas para uma educação de qualidade para todos. “Espero que todos os prefeitos jurisdicionados à Diretoria Regional de Miracema assinem os temos de adesão aos programas para nossa educação”, comentou.

Outra parte importante que acontece nas escolas da sede da Regional de Educação de Miracema e também nos municípios jurisdicionados a ela é o Programa de Voluntariado na Escola. Atividade como aula de dança, canto, dramatização, além de aulas de reforço acontecem de forma voluntária, para quem precisa melhorar o desempenho de modo geral.

Alegria e emoção ocorreram quando o estudante Adílio Alves Mota fez uma apresentação de dança coreografada. Todos os presentes o aplaudiram. A arte esteve presente em diversos momentos. A estudante Bruna Lopes, da 1ª série do ensino médio, agradou ao público cantando uma música gospel.

Pedro Yzídio Rodrigues Gomes dos Santos, estudante da 1ª série do Centro de Ensino Médio Dona Filomena, representou os estudantes no evento. Para ele, estudar em uma escola em tempo integral aumenta a possibilidade de ingresso no ensino superior. “Agora tenho mais tempo para dedicar aos meus estudos. Posso melhorar meus conhecimentos. Desejo cursar direito e seguir a carreira de perito. O ensino integral mudou minha vida. Conheci esse projeto que me deu autonomia, ajudando a desenvolver meu protagonismo juvenil”, afirmou.

Segundo o Governador Marcelo Miranda, no Estado há algo de bom a se comemorar. “Temos que falar das conquistas. Este momento representa a união de nossos ideais. Miracema tem um grande potencial. Foi nessa cidade que se iniciou o processo de consolidação do nosso Tocantins. Na educação, estamos ganhando prêmios e, por isso, agradeço a todos os professores e estudantes. Queremos o bem de todos”, disse.

Conforme Thyago Gomes Almeida, estudante da 3ª série do Centro de Ensino Médio Dona Filomena e presidente do Grêmio da Escola, o grêmio empodera os estudantes. “É a representação dos estudantes com autonomia. É no grêmio que o estudante tem voz e pode contribuir para a discussão de políticas públicas que discutam as ações de aprendizagem dentro da escola. As discussões podem contribuir para os relacionamentos com as pessoas na comunidade escolar e local. Precisamos discutir temas polêmicos que estão presentes em todos os espaços sociais como corrupção, política, entre outros”, comentou.

Para o ano de 2018, está prevista a criação do centro de línguas em Miracema. Jarbas Ferreira da Costa, subsecretário de Estado da Educação, Juventude e Esportes, comenta que é uma iniciativa muito positiva. “Este centro possibilita o aprimoramento de competências e habilidades dos nossos alunos em outras línguas. Outro ponto interessante do Centro de Línguas serão as aulas de redação preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio. Queremos garantir que o acesso, o atendimento, a permanência e a aprendizagem aconteçam com sucesso para todos os alunos”, finalizou.

Caravana da Juventude

A Caravana da Juventude esteve presente no evento. O superintende Ricardo Ribeirinha falou sobre as ações já realizadas na maioria dos municípios. Dentre as atividades realizadas destacam-se as palestras em escolas e a conscientização das pessoas em praias; e políticas de juventude foram levadas, no Setembro Amarelo, para comunidades indígenas como ações eficientes de combate ao suicídio.

Parcerias foram feitas com diversas instituições como com o Exército e o Ministério da Saúde, por meio do Distrito Sanitário Especial Indígena, ocasião em que foi montada uma estrutura para oferecer atendimentos diversos aos jovens em situação de vulnerabilidade.

Ricardo Ribeirinha elogiou as ações direcionadas para a juventude tocantinense. “A campanha da Caravana da Juventude já percorreu mais de 90 municípios e queremos alcançar todos os 139 com as ações de prevenção, de saúde e cultura para todos. Vamos ajudar a população levando qualidade de vida, por meio da conscientização social”, concluiu, agradecendo as parecerias de todos os jovens e o apoio do Governador.

O superintendente, na oportunidade, entregou um relatório ao governador Marcelo Miranda, referente às ações realizadas pela Caravana da Juventude.

ATN TO

Comentários