GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Obra para instalar UTI Pediátrica em Araguaína é iniciada

 

A Prefeitura de Araguaína já iniciou a obra para instalação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica na cidade. A execução da obra é de até 120 dias e a expectativa é de que seja entregue já funcionando, com os equipamentos instalados. A UTI será no Hospital Municipal de Araguaína.

A obra está orçada em torno de R$ 395 mil e serão 10 leitos. E após três meses em funcionamento, o Ministério da Saúde fará a habilitação da unidade.

O secretário da Saúde, Jean Luís Coutinho, visitou na manhã desta segunda-feira, 17, a obra de reforma que está sendo feito em uma parte do hospital para abrigar a UTI Pediátrica. “Depois de toda a documentação e projeto aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, além da cotação para contratar a empresa que ficaria responsável pela obra, deu-se início para a sua execução”, disse.

Coutinho explicou a responsabilidade tanto do Município como do Estado para instalação e funcionamento da UTI em Araguaína. “A responsabilidade do Município é a execução da obra. É entregar pronta. A responsabilidade do Estado é colocar os equipamentos aqui. A responsabilidade conjunta é o custeio”, informou.

Funcionamento da UTI

O secretário explicou como será o funcionamento da unidade em Araguaína. De acordo com Coutinho, enquanto está sendo feito a obra, equipes técnicas das secretarias Municipal e Estadual da Saúde estarão se reunindo para definir sobre vários pontos. “Com relação ao custeio, vamos ver a disponibilização dos profissionais, o Estado tem quantos profissionais; qual a equipe técnica que tem que ser formada; o que o Município tem e pode fornecer; o que as portarias ministeriais estabelecem para o funcionamento da UTI”, disse.

Ainda segundo o secretário, também será discutido com o Estado sobre os equipamentos que serão instalados na unidade. “Onde estão, como que vão ser entregues, quando serão testados, se vai haver treinamento, quem vai dar o treinamento o Governo Federal ou do Estado, tudo isso aí pra gente chegar e entregar a obra já ela funcionando, pra não atrasar muito o funcionamento”, completou.

ASCOM Prefeitura de Araguaína

Postagens relacionadas

Polícia Militar apreende 44 quilos de drogas durante a operação “Pelo Bem dos Bons”

Gilberto Silva

Homem é morto a tiros em Piraquê

Gilberto Silva

Tocantins – Perícia fará exames em vestígios encontrados próximos à embarcação de acidente em Caseara

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies