GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Parecer prévio favorável ao andamento do impeachment de Carlesse é aprovado

A Comissão Especial do Impeachment aprovou na noite desta quinta-feira, 24, o parecer prévio lido pelo relator, deputado Júnior Geo (PROS), com teor favorável ao andamento do processo.

A Comissão apura denúncia de crime de responsabilidade atribuído ao governador Mauro Carlesse, afastado por decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

De acordo com o relator, “ficou evidenciado aviltamento dispensado à coisa pública” e “verificou-se ocorrência de condutas ilícitas”. Júnior Geo concluiu que “o denunciante tem razão em sua representação” em vista da presença de condições para a ação de cassação e demonstração da plausibilidade do mérito. “Há indícios de prática criminosa”, resumiu o deputado.

Os parlamentares agendaram para a próxima quinta-feira, dia 3 de março, às 18 horas, uma nova reunião da Comissão.

Suspeição

Antes da leitura e votação do parecer prévio, os membros da Comissão deliberaram sobre um pedido de suspeição do relator apresentado pela defesa de Carlesse.

Ao defender o pedido na reunião, o advogado Juvenal Klaiber sustentou que Júnior Geo seria parcial por ter apresentado anteriormente requerimento para criar uma CPI a fim de investigar o governador afastado, além de um pedido de impeachment.

O relator defendeu-se ao alegar que não conseguiu reunir o número de assinaturas necessárias para criar a CPI e tão pouco seu pedido de impeachment foi atendido.

Ao contrário, a denúncia acatada foi apresentada pelo advogado Evandro de Araújo Melo Júnior, de maneira que não seria ele relator de matéria de sua própria autoria.

Relator do pedido de suspeição, o deputado Eduardo do Dertins (Cidadania) alegou que “não há lacuna legal” que embase o pedido e se manifestou por sua improcedência. Seu parecer foi aprovado por unanimidade e Júnior Geo mantido na relatoria da denúncia contra Carlesse.

ALETO

Postagens relacionadas

Justiça de Araguaína condena homem a 24 anos de prisão por tentativa de latrocínio, associação criminosa e corrupção de menor

Gilberto Silva

Sistema de alerta de desastres entra em funcionamento amanhã no Tocantins, DF e MT

Gilberto Silva

Abertas inscrições para Conferência Estadual de Vigilância e de Saúde da Mulher

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies