GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

PF desarticula grupo criminoso responsável por fraude em financiamento bancário, corrupção e lavagem de dinheiro no Tocantins

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (13/4) a Operação Planta de Crédito, com cumprimento de mandados de busca e apreensão contra produtores rurais, familiares, empregados e gerentes de banco que teriam realizado financiamentos rurais, com claro desvios de finalidade e em nome de terceiros, para cobrir outros financiamentos rurais anteriores, sem o devido plantio de lavoura vinculado à liberação do crédito.

Aproximadamente 18 policiais federais cumprem 4 mandados de busca e apreensão nas cidades de Palmas/TO, Colmeia/TO, Colinas do Tocantins/TO e Palmeirante/TO, todos expedidos pela 4ª Vara Federal de Palmas.

Durante as investigações a Polícia Federal apurou que um grupo familiar se utilizava de empregados para requerer financiamentos rurais. Após a concessão dos empréstimos, os valores eram repassados para este grupo que quitava financiamentos anteriores.

A liberação do crédito contaria com a participação de funcionários da instituição financeira concedente, que receberam benefícios para aprovação dos financiamentos. O montante das operações de crédito é de pelo menos R$ 1,2 milhão.

Os investigados poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pelos crimes de fraude em financiamento bancário, lavagem de dinheiro, corrupção passiva e corrupção ativa, cujas penas somadas podem ultrapassar 28 anos de reclusão, bem como podem ter bens penhorados para ressarcir a instituição financeira vítima.

A operação deflagrada pela Polícia Federal fortalece a proteção ao crédito do produtor rural e coíbe o desvio de recursos destinados ao desenvolvimento socioeconômico da região.

Com a ação, espera-se colher outros elementos probatórios em desfavor dos investigados e de eventuais envolvidos que tenham participado e/ou se utilizado da fraude e de seus recursos.

O nome – Planta de Crédito – refere-se à prática de sucessivos financiamentos de lavoura sem a efetiva produção rural, denotando que a única semente efetivamente plantada eram contratos bancários.

 

 

 

Postagens relacionadas

Araguanã – Homem que desapareceu durante travessia em balsa no Araguaia, caiu no rio e morreu afogado; aponta investigação

Gilberto Silva

Adolescente é morto a tiros no Setor Couto em Araguaína

Gilberto Silva

Em ação concentrada, peritos oficiais e odontolegistas do IML Tocantins identificaram em cinco horas os corpos das vítimas do acidente aéreo ocorrido neste domingo, 24

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies