A Polícia Militar (PM) entregou nesta segunda-feira, 20, milhares de munições, equipamentos de segurança e dois veículos, doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ao Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), a fim de serem utilizados para atuação em Casas de Custódias e demais operações que objetivem a manutenção da ordem pública, além de Cursos Operacionais Especializados.
A ação faz parte do Convênio de Cooperação Federativa estabelecido entre o Estado do Tocantins e governo federal, no qual a Polícia Militar mantém policiais militares que integram a Força Nacional de Segurança Pública.
Os materiais doados consistem em duas caminhonetes traçadas 4×4, equipamentos para tropa de choque como 60 caneleiras antitumulto, 430 granadas de gás lacrimogênio, 60 máscaras contra gases com filtro e equipamentos não letais como 500 munições de borracha e 40 bastões policiais. Além disso, também tem 1.050 granadas fumígenas e de gás lacrimogêneo e 1.200 munições para serem utilizadas no treinamento de policiais militares do BPCHOQUE.
Para o tenente-coronel Wander Araújo Vieira, comandante do BCPCHOQUE, a doação fez parte de uma solicitação da PMTO com vistas em atender as demandas de operações em Casas de Custódias e para eventuais motins. Além do mais, o material ainda será empregado na formação e na capacitação do efetivo da unidade para atuar em ocorrências em que haja necessidade de intervenção policial.
Segundo o comandante-geral da PM, coronel Glauber de Oliveira Santos, os materiais doados irão assegurar melhores condições de atuação de policiais militares frente às ocorrências de grande complexidade, contribuindo para que a sociedade tenha uma resposta mais eficiente da polícia.
BPCHOQUE
O BPCHOQUE é composto pelo Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (GIRO), que atua em ocorrências que envolvam infratores que utilizam motocicletas; e pelas Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (Rotam), que são um grupo integrado de policiais militares que fazem patrulhamento tático e abordagens com viaturas, na zona urbana, em apoio às viaturas de áreas no atendimento a ocorrências. Por sua vez, o BPCHOQUE também é integrado pelo Grupo de Operações com Cães (GOC), que emprega o cão policial em atividades de Segurança Pública, quer ser de caráter preventivo ou repreensivo.
ATN TO