Prefeitura de Araguaína inicia programas de saúde para servidores municipais

A Prefeitura de Araguaína, por meio da Secretaria de Administração, iniciou dois programas de saúde para melhorar a qualidade de vida do servidor público municipal, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO). O objetivo é a realização de exames periódicos baseados nos tipos de riscos aos que cada servidor se expõe durante o exercício de suas atividades.

Os médicos e enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde (UBS) foram os primeiros a receber os programas. Na última quinta-feira, 13, coordenadores e médicos das UBSs receberam as orientações de aplicação dos trabalhos de prevenção e controle. Esse foi o segundo ciclo de capacitação, que continuará até chegar a todos os servidores da pasta. Na sequência, o serviço se estenderá à Educação, Infraestrutura, e então, às demais secretarias e autarquias.

Segundo o engenheiro de segurança do trabalho, Luiz Eduardo Tolentino Lopes, coordenador dos programas, foram identificados todos os riscos a que os servidores são expostos durante o trabalho, assim, os coordenadores das unidades já saem da sala de capacitação com os pedidos de exames prontos para aplicação. “O enfermeiro, por exemplo, faz curativos, então, tem riscos de contaminação biológica. Por isso, passará por exames de hemograma para identificar algum agravo”, explica.

Para a secretária municipal da Administração, Rejane Mourão da Silva, os programas são uma grande conquista na administração pública. “Visamos a valorização e o zelo com a segurança e saúde dos servidores. Também estamos atendendo princípios legais demandados pela Justiça”. Os servidores com menos de 45 anos passarão pela bateria de exames a cada dois anos, e os mais velhos, serão examinados todos os anos.

Ascom

Comentários

Acesso em 21/09/2018 14:17.
Link: http://portalgilbertosilva.com.br/noticias/tocantins/prefeitura-de-araguaina-inicia-programas-de-saude-para-servidores-municipais/.