Prestação de contas: Geraldo Silva divulga ações do mês de outubro de suas atividades parlamentar

O mês de Outubro foi de muito trabalho para o vereador de Araguaína Geraldo Silva (PMDB)

O vereador continua visitando os bairros e assentamentos de Araguaína com o Projeto Mandato Popular, em busca de conhecer as necessidades da população em cada setor. Além disso, o Geraldo também conseguiu aprovar requerimentos que solicitam melhorias para os setores Morada do Sol II, São Miguel, Construindo um Sonho e o Povoado CRATO.

Geraldo Silva também encaminhou indicações aos deputados estaduais Elenil da Penha e Valderez Castelo Branco, tratando, respectivamente, da necessidade de instalação de poços artesianos para atender o Assentamento Gurguéia e o P.A Manoel Alves, em Araguaína.

Destaque do mês

O destaque do mês vai para o debate sobre Regularização Fundiária nos Bairros e Setores de Araguaína, promovido no último dia 17/10, no Plenário da Câmara e que só aconteceu devido a um requerimento de autoria do Geraldo. O requerimento foi aprovado pelos vereadores e trouxe à Câmara, lideranças importantes que debateram soluções para que os moradores de Araguaína não tenham mais problemas com irregularidade fundiária, como por exemplo, o impedimento em aprovar financiamentos imobiliários.

Outras atividades

Para que você acompanhe passo a passo, apresentamos uma cronologia detalhada da atuação do Vereador Geraldo Silva em outubro:

02/10 – Sessão Ordinária da Câmara. Foram aprovados requerimentos solicitando pavimentação asfáltica nas ruas 14, 15 e 16, Cajueiros, Perimetral, no Setor Morada do Sol II.

03/10 – Sessão Ordinária da Câmara. Foram aprovados requerimentos solicitando pavimentação asfáltica nas ruas G, H, I, J, Rua 17, no Setor Morada do Sol II.

05/10 – Visita ao Assentamento Rio Preto para acompanhar as obras de Patrolamento da estrada vicinal que dá acesso às comunidades do Atoleiro e da Ilha, até chegar à sede do Assentamento. Essa obra é resultado de um requerimento do Geraldo, encaminhado à Prefeitura Municipal.

09/10 – Sessão Ordinária da Câmara. Foi aprovado um requerimento solicitando colocação de placas e pintura das faixas de sinalização nas ruas Judite Pinheiro, Raimundo Alves, Antônio Getúlio, Salomão e São Paulo, do Setor São Miguel.

10/10 – Reunião do Projeto Mandato Popular, no Setor Vila Azul. Principais reivindicações apontadas pelos moradores: 1) Conclusão da Escola de Tempo Integral e do Posto de Saúde; 2) Sinalização das ruas do setor; 3) Realização de cursos profissionalizantes; 4) Construção de quadra de esportes e campo de futebol; 5) Reposição de lâmpadas queimadas na iluminação pública, entre outras. As demandas serão transformadas em requerimentos, apresentados na Câmara para aprovação e encaminhados ao prefeito Ronaldo Dimas.

10/10 – Sessão Ordinária da Câmara. Foi aprovado um requerimento, de autoria do Geraldo, solicitando colocação de placas e pintura das faixas de sinalização nas seguintes avenidas do Setor São Miguel: 25 de julho, Paulo VI, São Judas Tadeu, Brasília, Santa Inês, Camélias, Paulinho P. Roma, Dom Pedro I, Santa Bárbara, Santa Catarina, São João, São Pedro, Guanabara.

13/10 – Lançamento da escolinha de futebol, no Distrito do Barra da Grota. O projeto é uma parceria do Geraldo com o Projeto Libertando Vidas, a empresa Gelnex, Associação de Moradores do Distrito, Deputado Elenil da Penha e o Vice-Prefeito Fraudneis Fiomare. O objetivo do projeto é diminuir os índices de criminalidade, investindo na juventude e proporcionando oportunidades de lazer.

15/10 – Participação e apoio ao Festejo de Nossa Senhora Aparecida, no PA Manoel Alves, zona rural de Araguaína.

16/10 – Reunião sobre o Projeto de Lei do Passe Livre Municipal. O vereador reuniu com representantes do CAPS II, do CAPS Infantil, CAPS AD, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPD), APAE, Diretoria de Proteção Social Básica (DPSB) e Associação das Pessoas Com Deficiência de Araguaína (ADA). O projeto é de autoria da ADA e prevê passe livre para pessoas com deficiência, no transporte municipal. O vereador Geraldo Silva é, atualmente, o representante das pessoas com deficiência na Câmara de Araguaína e está apoiando o projeto de lei. O próximo passo é a Comissão reunir com o prefeito Ronaldo Dimas.

17/10 – Debate sobre a regularização fundiária dos setores e bairros de Araguaína. O debate foi solicitado através do requerimento nº 1063/17, de autoria do vereador Geraldo Silva. Além dos vereadores, participaram: Frederico Prado, secretário de Planejamento; Nicácio Mourão, diretor de fiscalização de postura; Danillo Leite, superintendente de Habitação, neste ato representando a secretária municipal da pasta, Fernanda Barbosa. Na Tribuna da Câmara, Geraldo destacou a gravidade do problema e ressaltou que muitas famílias estão sendo impedidas de conseguir seu financiamento imobiliário. “A regularização fundiária apresenta-se como um instrumento eficaz para reverter o problema da irregularidade urbana. Quem mais sofre com esse problema é a

população de baixa renda”, comentou o vereador no dia do debate. Ainda segundo ele, a solução esbarra na falta de orçamento, por isso a importância de discutir esse tema antes de votar a Lei Orçamentária para os próximos anos.

18/10 – Lançamento dos cursos profissionalizantes de Corte e Costura e também de Informática, no Distrito de Novo Horizonte. Os cursos são uma parceria entre o Geraldo, a empresa Gelnex e a Associação de Moradores do Distrito. Ao todo, 52 alunos estão sendo beneficiados com cursos totalmente gratuitos e ministrados pelo SENAI.

20/10 – Reunião do Projeto Mandato Popular no Setor Vila Norte. Principais reivindicações dos moradores: 1) Mais atenção à segurança pública, com a abertura de posto policial ou a intensificação das rondas; 2) Melhorar a iluminação pública; 3) Abrir a Clínica da Mulher e o Posto de Saúde no prédio da UPA da Vila Norte; 4) Construir uma quadra poliesportiva e um campo de futebol; 5) Construir a praça com academia ao ar livre; 6) Promover cursos profissionalizantes para preparar os jovens para o mercado de trabalho; 7) Agilizar, junto à Terrapalmas, a regularização fundiária dos lotes; 8) Investir na preservação do córrego neblina, entre outras. As demandas serão transformadas em requerimentos, apresentados na Câmara para aprovação e encaminhados ao prefeito Ronaldo Dimas.

20/10 – Participou do Encontro das Lideranças Regionais do PMDB, com a presença do Governador Marcelo Miranda. Na ocasião, o partido debateu a organização para as eleições do ano que vem.

20/10 – Participou da inauguração do asfalto do Setor Maracanã. Foram inaugurados mais de 89.600 m² de asfalto, com a presença do Governador Marcelo Miranda, do deputado Elenil da Penha, do prefeito Ronaldo Dimas, entre outras lideranças regionais. O asfalto do setor Maracanã era uma reivindicação antiga da população.

21 e 22/10 – Realização de Festinha para as Crianças, em parceria com o Deputado Elenil da Penha. O Geraldo realizou Festinhas nos setores Lago Azul III, Itaipu e no Distrito de Novo Horizonte.

22/10 – Visita ao PA Coruja, convidado pela presidente Deusina. Geraldo Silva ouviu as reivindicações dos moradores e agora, as demandas serão apresentadas gradativamente na Câmara Municipal.

22/10 – Visita ao PA Manoel Alves, a convite do presidente da Associação de Moradores, Maique. O vereador participou de uma reunião com os assentados e lideranças locais. Após a reunião, foi servido um almoço em agradecimento ao líder parlamentar e a todos que, de forma direta ou indireta, colaboraram com o festejo em honra a Nossa Senhora Aparecida.

23/10 – Sessão Ordinária da Câmara. Foram aprovados requerimentos solicitando a construção de Praça, com parquinho infantil e academia ao ar livre, no Setor Construindo um Sonho e no Povoado CRATO. No mesmo dia, também foi aprovada moção de aplauso à Associação de Moradores e à Equipe Organizadora da 11ª Cavalgada do Distrito de Novo Horizonte, realizada em 13 de agosto.

23/10 – Após sessão Ordinária da Câmara, foi encaminhada indicação ao deputado Elenil da Penha, a respeito da necessidade de instalação de poços artesianos para o Assentamento Gurguéia, em Araguaína. No mesmo dia, também foi encaminhada indicação à deputada Valderez Castelo Branco, a respeito da necessidade de instalação de poços artesianos para o Assentamento P.A Manoel Alves, em Araguaína.

23/10 – Participou da inauguração do prédio provisório dos comerciantes da Nova Feirinha, na Avenida Filadélfia. Junto com o prefeito Ronaldo Dimas, o deputado Elenil da Penha e outras lideranças locais, Geraldo acompanhou o lançamento desse prédio que marca a revitalização do espaço e o início de um novo tempo para a Feirinha.

29/10 – Participou da Cavalgada do PA Sudan. Geraldo parabenizou os organizadores pela organização e beleza da festa que valoriza a cultura local. O PA Sudan pertence ao município de Pau d’Arco, mas fica bem próximo a outros PAs de Araguaína. Além do Geraldo, outros vereadores de Araguaína compareceram. Também estiveram presentes: o deputado Elenil da Penha; o deputado federal Lázaro Botelho; o prefeito de Pau d’Arco, João da Serraria; o prefeito de Muricilândia Alessandro Borges e o vice-prefeito de Araguaína, Fraudneis Fiomare.

Para saber mais sobre a atuação do Geraldo Silva na câmara municipal, acompanhe o nosso facebook diariamente: https://www.facebook.com/ver.geraldosilva/

(Assessoria de Comunicação, Ana Mariana Araújo)

Comentários