GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Professor Júnior Geo defende reajuste da data-base dos servidores estaduais de acordo com a inflação

Dentre as matérias apreciadas pelos deputados estaduais na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), na última quarta-feira, 31, esteve a Medida Provisória Nº 08/2022 que dispõe sobre a revisão geral anual dos servidores do Poder Executivo. A proposta teve o voto favorável do deputado estadual Professor Júnior Geo, no entanto, o parlamentar ressaltou a necessidade de adequação do reajuste da data-base conforme a inflação.

IPCA

A proposta enviada pelo Governo do Estado concede 2% de reajuste relativos às datas-bases de 2020 e 2021 e de 4% referente a maio de 2022. Como relator da Medida Provisória, Geo apresentou uma emenda sugerindo que o reajuste inflacionário fosse de acordo com o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) na soma dos três últimos anos, que chegaria aproximadamente a 20%.

Insuficiente

“Se a inflação de 2020 supera 4%, se a inflação de 2021 supera 4%, se a inflação de 2022 é de 10%, eu não vejo sentido em o Estado promover um reajuste de apenas 6% por que o poder de compra de todos os servidores caí. Não vejo sentido em o Estado propor um reajuste muito superior a outras categorias, deixando os servidores com as menores remunerações com reajuste de apenas 6%, isso é sacrificar quem recebe menos”, afirmou.

Favorável

 

Durante a votação no plenário, Geo esclareceu o seu posicionamento. “Quero deixar claro que a remuneração que o governo está propondo não atende nem metade da inflação do período, mas logicamente, se nesse momento votar contrário, não recebem nada, por isso meu posicionamento vai ser favorável. Mas que o Governo poderia rever uma medida e colocar a data-base atrelada ao IPCA para que viesse a corrigir automaticamente a inflação, penso eu que seria o meio mais adequado”, afirmou o deputado.

ALETO

Postagens relacionadas

Homem é preso pela Polícia Civil do Tocantins após tentar matar o ex-cunhado

Gilberto Silva

Tocantins – Polícia Civil prende suspeito de aplicar golpes pela internet – Ele fazia compras em nome de vítimas e dividia com hackers

Gilberto Silva

Clínica Escola Mundo Autista de Araguaína é modelo para outros municípios

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies