GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Recomendação aos cuidados na hora de ir às compras de Carnaval

O Carnaval 2022 chegou e, mesmo com os grandes eventos cancelados em virtude da pandemia da covid-19, muitas famílias e pequenos grupos devem se reunir para comemorar com todos os cuidados. Para que o consumidor não tenha seus direitos violados, o Procon Tocantins preparou orientações para compras seguras.

“O Procon Tocantins sempre busca orientar os tocantinenses quanto a seus direitos, pois sabemos que o consumidor ciente do que a lei garante, certamente corre menos risco de ser lesado em alguma relação de consumo”, destacou o superintendente do Procon Tocantins, Walter Viana.

Fantasias e abadás

Ao comprar fantasias e abadás, pesquise os melhores preços e as formas de pagamento. Nada de comprometer o orçamento e se endividar. E muita atenção com as crianças. Compre sempre produtos com o selo do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), principalmente, brinquedos que serão usados pela garotada.

Vai viajar e o voo atrasou?

O Procon Tocantins informa que, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Resolução n° 400), assistência é oferecida gradualmente, pela empresa aérea, de acordo com o tempo de espera, contado a partir do momento em que houve o atraso, o cancelamento ou a preterição de embarque, conforme demonstrado a seguir:

A partir de 1 hora: comunicação (internet, telefonemas, etc); a partir de 2 horas: alimentação (voucher, lanche, bebidas, etc); e a partir de 4 horas: acomodação ou hospedagem (se for o caso) e transporte do aeroporto ao local de acomodação.

Viagem de ônibus

Já para quem vai viajar de ônibus, e o mesmo atrasar em uma hora ou mais, o consumidor pode exigir a restituição do valor do bilhete ou pedir um serviço equivalente para o mesmo destino.

No caso do atraso ou da interrupção da viagem serem culpa da empresa de ônibus e passem de 3 horas, o passageiro tem o direito de receber alimentação e se a viagem não prosseguir no mesmo dia, a viação deve fornecer hospedagem.

Alimentação segura

Não coloque sua saúde em risco. Compre alimentos em locais seguros e protegidos de poeira ou umidade. As temperaturas elevadas aumentam as chances de problemas com a alimentação.

Verifique ainda a validade e a qualidade da embalagem. Nos casos de bebidas como latas, não devem estar violadas ou amassadas.

Exija a nota fiscal

É importante exigir a nota fiscal. O documento pode ser necessário para eventuais reclamações, assim como informes publicitários, contratos e prestações de serviços.

Encontrou algo errado?

Para denúncia, o consumidor deve entrar em contato por meio do Disque 151 ou utilizar o Whats Denúncia 99216-6840. Para formalizar a reclamação, o mesmo pode entrar no site www.to.gov.br/procon e preencher todos os campos e anexar os documentos solicitados.

 

PROCON

Postagens relacionadas

Aeronave da Polícia efetua remoção aeromédica e auxilia forças de segurança nas buscas a assaltantes no interior do Estado

Gilberto Silva

Suspeitos de tráfico são presos pela Polícia Civil em Colinas do Tocantins

Gilberto Silva

PM de Bela Vista é campeão na 1ª Copa Tocantins de Jiu-Jitsu realizada em Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies