GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Representante do MEC vem ao Tocantins acompanhar a implantação do novo Ensino Médio

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) recebeu nesta segunda-feira, 7, a visita do secretário adjunto do Ministério da Educação (MEC), Helber Ricardo Vieira, que veio ao Tocantins conhecer como o Estado está realizando a implantação do novo Ensino Médio. A programação segue ao longo da tarde com visita à Escola Estadual Professora Elizângela Glória Cardoso.

Na Seduc, o secretário foi recepcionado pela Orquestra Sanfônica do Tocantins e conheceu as ações e os principais projetos que estão sendo desenvolvidos pela Pasta. Entre as ações apresentadas está o Projeto de Recomposição da Aprendizagem – Recomeçar, que conta com a aplicação de uma avaliação diagnóstica para conhecer o nível de aprendizagem dos estudantes – durante a pandemia da covid-19 – e depois, a formação de novas turmas de acordo com o nível de conhecimento visando facilitar o processo de ensino e de aprendizagem.

O secretário de Estado da Educação do Tocantins, Fábio Pereira Vaz, falou da importância da visita. “Atualmente, há muitas ações, projetos e programas que estão sendo realizados na educação, visando manter a qualidade do ensino e da aprendizagem. Vamos estreitar essa parceria com a Secretaria Nacional de Educação Básica para que o setor de Educação Científica, Tecnológica e Profissional possa se desenvolver mais, para motivar os alunos a permanecerem na escola e também resgatar outros que estão sem estudar. Queremos que a educação profissional promova oportunidades para que os estudantes obtenham a qualificação profissional e descubram novas possibilidades”, afirmou o secretário da Seduc.

Dentre a exposição das ações, a que mais chamou a atenção foi a apresentação de dois jovens, Cristovão Ferreira Liberato Júnior e Rubens Eduardo Freitas Saraiva, que foram alunos da Escola Estadual Professora Elizângela Cardoso e que, atualmente, trabalham na Seduc, como assistentes na Diretoria de Educação Tecnológica. Esses alunos apresentaram protótipos de drones e um robô que foram produzidos na escola. Eles falaram dos materiais que tinham disponíveis, das pesquisas que eram realizaram e do gosto que passaram a ter pela área da tecnologia.

Motivado pelos discursos dos jovens, o secretário Helber Ricardo Vieira falou de aspectos que caracterizam a educação. “Temos que ter ousadia na escola pública, temos que sonhar grande e pensar em como trazer novos alunos para esses projetos. O nosso trabalho no MEC é potencializar o que já está sendo feito nas escolas”, ressaltou.

O secretário comparou o trabalho na educação com a plantação de uma muda de tâmaras, cujo fruto leva um tempo para aparecer. “É importante na educação o quanto nos importamos com o outro, educação é cuidar. Temos que nos emocionar com essas aprendizagens que vemos nos alunos. E neste novo Ensino Médio, queremos ver estudantes que estejam nos cursos técnicos e profissionalizantes, que se empolguem e continuem se graduando nos cursos profissionalizantes”, frisou.

O jovem Rubens Eduardo Freitas Saraiva ressaltou que estudou sempre em escola pública, que o seu desejo é motivar outros estudantes a buscarem o conhecimento e a se empolgarem pelas atividades realizadas na sala de aula. “Foi na escola que fundamos o Clube de Robótica, pesquisamos e, com ajuda dos professores, fomos participando de competições e o que aprendemos lá, queremos compartilhar com mais jovens”, comentou.

Ensino Médio

O novo Ensino Médio tem a proposta de motivar mais os estudantes a buscarem o conhecimento e a serem protagonistas de suas aprendizagens. A Rede Estadual do Tocantins conta com 294 escolas que ofertam o ensino médio, com uma equipe formada por 4.452 professores, que atendem mais de 63 mil estudantes, com o ensino médio regular, profissionalizante, e Educação de Jovens e Adultos, terceiro segmento.

ATN TO

Postagens relacionadas

Corpo de andarilho é encontrado em terreno baldio em Palmas

Gilberto Silva

Cartões de confirmação para inscritos no Encceja 2019 já estão disponíveis

Gilberto Silva

Prefeitura de Araguaína e Hospital do Amor divulgam resultado do processo seletivo para Centro de Reabilitação

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies