GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Ruraltins participa de seminário sobre pesca artesanal no Araguaia

O Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) participa, nesta terça e quarta-feira, 18 e 19, do II Seminário Integrador da Pesca Artesanal do Araguaia, que ocorre das 8h às 17h na sede do Parque Estadual do Cantão, município de Caseara.

O evento é promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e demais parceiros, e tem como objetivo apresentar e discutir os resultados do projeto de pesquisa sobre pesca artesanal no lado tocantinense do Rio Araguaia.

Dentre os temas abordados durante o encontro, estão: Abate e conservação a bordo no Araguaia; a pesca artesanal; conhecimento e adaptação tecnológica para a sustentabilidade da pesca; a captura e as embarcações; políticas públicas para a pesca artesanal no Tocantins, relato de experiências das lideranças pesqueiras; cadeia produtiva; a comercialização da pesca e visita guiada ao Parque do Cantão.

Como parceiro e participante do projeto, o Ruraltins irá apresentar as ações do órgão na prestação de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos pescadores artesanais do Estado. “Vamos mostrar o que o órgão vem desenvolvendo para esse público e as políticas voltadas para eles, uma vez que esse é um público específico. No entanto, como o projeto sobre a pesca artesanal trouxe em dados a realidade da pesca no Tocantins, e por meio desses dados, o Ruraltins irá identificar as prioridades desses pescadores e assim, prestar uma assistência técnica com mais qualidade e fazer um melhor direcionamento das políticas públicas, no sentido de promover ações, como capacitações e cursos voltados a esses produtores”, disse a bióloga.

Além da apresentação sobre a Ater aos pescadores, durante o seminário serão degustados os pratos elaborados no curso de beneficiamento de pescado, promovido pelo Ruraltins, de 13 a 15 deste mês.

Participantes

Participam do seminário representantes, além da Embrapa e do Ruraltins, do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins); da Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária (Seagro); da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden); da Prefeitura, Colônia de Pescadores de Caseara; do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE); da Cooperativa de Trabalho, Prestação de Serviços, Assistência Técnica e Extensão Rural (Coopter) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Projeto Pesca Artesanal

Idealizado pela Embrapa Pesca e Aquicultura e parceiros, o projeto “Conhecimento e adaptação tecnológica para o desenvolvimento sustentável da pesca artesanal no Rio Araguaia (TO)” tem por objetivo conhecer, de forma participativa com os pescadores, as tecnologias empregadas nas capturas, nas embarcações e nas formas de conservação do pescado a bordo.

Iniciado em 2016, a ação envolve 14 municípios sendo eles: Couto Magalhães, Araguacema, Esperantina, Araguatins, Xambioá, Araguanã, Pium, Lagoa da Confusão, Aragominas, Santa Fé do Araguaia, Araguaína, Pau d’Arco, Caseara e Formoso do Araguaia.

ATN TO

Postagens relacionadas

Ação emergencial do Governo do Tocantins vai atender mais 92 assentamentos rurais com alimentos e kits de higiene

Gilberto Silva

Carreta bitrem com 45 mil litros de combustíveis tomba em Palmas

Gilberto Silva

PL de Valdemar Júnior permite criação de Escolinha de Futebol Pública nos municípios

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies