GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Saúde de Araguaína alerta que moradores devem tomar o reforço contra a covid-19

Em Araguaína, apenas 23% dos moradores tomaram a dose de reforço contra a covid-19 e completaram o esquema vacinal, o que significa que mais de 30 mil pessoas procuraram um ponto de vacinação para receber a imunização. A Saúde Municipal segue realizando a vacinação nas UBS (unidades básicas de saúde) e pontos itinerantes, e alerta que a terceira dose é indispensável.

“A terceira dose ou dose de reforço vem para proporcionar o aumento da quantidade de anticorpos circulantes no organismo, reduzindo a chance de infecção ou reinfecção”, afirmou a diretora municipal da Imunização, Samilla Braga.

Grupos para o reforço
O Ministério da Saúde orienta que todas as pessoas com mais de 18 anos devem receber a dose de reforço contra a covid-19 a partir do quarto mês após a segunda dose. Recomenda também a vacinação para pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos de idade.

As pessoas imunocomprometidas entre 12 e 17 anos, incluindo as gestantes e puérperas, deverão receber ainda uma quarta dose de reforço, após quatro meses da terceira dose.

A última alteração do PNO (Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19) é em relação ao prazo entre a segunda e a dose de reforço para gestantes e puérperas imunocomprometidas, que foi reduzido para 4 meses. Agora, grupo se junta a mesma programação do público geral.

Pontos de vacinação
Nesta semana, as equipes continuarão em frente à Câmara Municipal, de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18h30. A população também pode procurar de segunda à sexta, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30 as UBS (unidades básicas de saúde), com exceção da UBS José Rezende (Setor Alto Bonito) e a do Setor Araguaína Sul. Para se vacinar é necessário apresentar identificação com foto, CPF e cartão de vacina.

Vacinação pediátrica
A imunização das crianças de 5 a 11 anos, continua sendo feita em cinco unidades: A UBS JK, Lago Azul, José Ronaldo Pereira da Costa (Dom Orione) e Dr. Dantas (Costa Esmeralda) que atendem das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, e a Dr. Francisco Barbosa de Brito (Vila Aliança) atende em horário estendido, das 7 às 18 horas.

Para vacinação, os pais ou representantes legais precisam estar presentes ou então deve-se apresentar o termo de consentimento disponível no site https://vacina.araguaina.to.gov.br/.  Também é necessária a identificação com foto, RG, CPF e cartão de vacina.

Vacinômetro
Até a última sexta-feira, 4, 132.969 pessoas haviam tomado a primeira dose contra a covid-19, 107.769 moradores receberam a segunda dose e somente 31.150 araguainenses o reforço. A primeira dose infantil, para entre 5 e 11 anos, foi aplicada em 2.542 crianças. A cobertura vacina da segunda dose é de 78,7% para maiores de 18 e 46,7% para adolescentes entre 12 e 17 anos. Entre as crianças, a primeira dose representa 13,1% do público-alvo.

Ascom

Postagens relacionadas

Secretaria da Saúde faz reunião para avaliação do plano de operacionalização da vacinação contra Covid-19

Gilberto Silva

Governo amplia programas e intensifica atendimento na Rede Estadual de Ensino

Gilberto Silva

Ferreirinha realiza visitas e acompanha de perto a finalização da obra de instalação da UTI Pediátrica de Araguaína  

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies