GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Secretaria da Agricultura e Inmet informam previsão de volumes de chuvas para o mês de março

O Departamento de Agrometeorologia, da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Aquicultura (Seagro) e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informam a previsão de volumes totais de chuvas para o mês de março com variação de 200 a 260 milímetros, sendo que o volume de precipitação será maior na região sudeste do Tocantins.

O clima é fator fundamental para a atividade agropecuária, influenciando no crescimento, no desenvolvimento das plantas e na reprodução animal. Conforme o Departamento de Agrometeorologia da Seagro, as condições climáticas contribuem com cerca de 50% da produtividade agrícola final, por isso o monitoramento climático é fundamental para o correto manejo dos cultivos e a obtenção de maior produtividade no campo.

Segundo o engenheiro agrônomo da Seagro, Alexandre Barreto, as condições climáticas adversas, tais como temperaturas elevadas, baixa umidade relativa do ar, déficit ou excesso hídrico, podem prejudicar o correto manejo das culturas e resultar em baixas produtividades. “Estes fatores devem ser monitorados de forma contínua, visando à adoção de práticas culturais que minimizem os efeitos prejudiciais do clima. Na ocorrência de quebra de safra, este monitoramento permite a elaboração de laudos técnicos para fins de acionamento do seguro rural, além de fornecer subsídios ao poder público para adoção de medidas compensatórias”, explica.

Boletins

Para auxiliar o produtor rural no acompanhamento do regime hídrico da sua região, o Departamento de Agrometeorologia da Seagro publica constantemente boletins climáticos que informam sobre a quantidade da chuva ocorrida.

No mês de fevereiro, por exemplo, o boletim informou que o índice pluviométrico em Araguaína, ficou em 233 milímetros, abaixo da média histórica que é de 286 milímetros. Em Pedro Afonso, a precipitação também marcou abaixo da média, que é 260 milímetros, totalizando 170 milímetros.

Já na região de Palmas, ocorreu o inverso, e o índice pluviométrico registrou 318 milímetros, valor acima da média de 272 milímetros para o período. No município de Peixe, o total registrado para o mês, 249 milímetros, também figurou acima da média histórica que é 209 milímetros.

Infotempo

Para verificar as condições climáticas, com maior detalhamento, em outras regiões do Tocantins, a Seagro desenvolveu o aplicativo Infotempo Tocantins. “Esta ferramenta pode ser baixada gratuitamente na loja de aplicativos e permite ao usuário, além de consultar a previsão do tempo, obter uma série de informações agroclimatológicas que podem auxiliar o produtor rural no planejamento das atividades agropecuárias”, pontua Alexandre Barreto.

ATN

Postagens relacionadas

Governo determina quitação de débitos com consignados e Banco do Brasil reabrirá crédito aos servidores

Gilberto Silva

Tocantins – Mãe e filho são resgatados pelos bombeiros após córrego transbordar

Gilberto Silva

PM detém cinco indivíduos por tráfico de drogas em Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies