GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Secretaria da Saúde do Tocantins alerta para a prevenção da tuberculose durante o mês de março

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO), por meio da Área de Assessoramento da Tuberculose, alerta para a prevenção da tuberculose durante o mês de março. A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, que ataca principalmente os pulmões. O tratamento, que dura no mínimo seis meses, é gratuito e disponibilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

A técnica da área da Tuberculose, Werenna Alves Moura, explica que “a Gerência de Doença Transmissíveis/Área Técnica da Tuberculose tem desenvolvido ações para o fortalecimento das estratégias de prevenção e o controle da doença, entre elas, o gerenciamento e a execução de forma complementar das ações de controle da tuberculose no Estado”.

Cabe aos municípios, executarem ações de combate e prevenção à tuberculose. Além disso, as secretarias municipais de saúde devem ofertar o tratamento da doença em suas Unidades de Saúde.

Dia mundial de combate à tuberculose

O dia 24 de março foi o escolhido, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), como o Dia Mundial de Combate à Tuberculose. A data foi criada para alertar a população sobre a doença, suas causas, prevenção e tratamento.

Dados da doença no Tocantins

Em 2021, foram registrados 256 novos casos de tuberculose no Tocantins, aumento significativo para o ano, já que em 2020, foram 187 casos.

Mais informações sobre a doença no site da Secretaria de Estado da Saúde – https://www.to.gov.br/saude/tuberculose/4sxezf70g1a8.

 

ATN TO

Postagens relacionadas

Polícia Civil cumpre mandados de prisão, busca e apreensão no município de Colinas

Gilberto Silva

Contratos temporários são retomados e estado promove mais de 700 policiais civis

Gilberto Silva

Do currículo à entrevista: Profissionais dão dicas de como focar na entrevista e cuidados com as redes sociais

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies