GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Secretária Wanessa Sechim fala sobre rumos da educação pública do Tocantins

Na manhã desta terça-feira, 28, a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, participou de um encontro com alunos de escolas da rede estadual de ensino, jurisdicionadas à Diretoria Regional de Educação (DRE) de Miracema.

O evento faz parte das ações que a Seduc vem promovendo de aproximação das escolas e das Diretorias Regionais. Durante o bate-papo da gestora com os jovens, muita informação foi trocada e sugestões foram passadas para a melhoria do ensino público do Tocantins.

Ao todo, participaram do encontro cerca de 300 jovens, do 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. Em toda a roda de conversa, que contou ainda com a apresentação de vídeos institucionais com mensagem da secretária aos alunos, os estudantes se mostraram bastante interessados e participativos, principalmente sobre questões como a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ingresso na universidade e no mundo do trabalho, o ensino médio integral e os rumos que a educação pode oferecer para o futuro.

Em sua fala, a professora Wanessa Sechim destacou as ações da Secretaria, principalmente no que diz respeito à promoção do protagonismo juvenil, muito discutido com a criação das Escolas Jovens em Ação, fruto do Programa de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. No Tocantins, o projeto piloto foi implantado em 12 unidades educacionais da rede estadual.

“O foco do nosso trabalho são os alunos matriculados em todas as nossas escolas. Nosso objetivo é transformar seus sonhos em projetos de vida para que todos tenham a perspectiva de um futuro melhor. Tenho certeza de que com a nossa proposta pedagógica, que tem o foco total no aluno, a educação poderá oferecer um caminho para o acesso ao ensino superior e ao mercado de trabalho”, destacou.

Para os alunos que participaram desse momento promovido pela Seduc, a avaliação foi muito positiva. Entre os estudantes, a sensação que ficou foi a de que sonhos podem ser realizados com uma educação de qualidade para todos, objetivo traçado pela atual gestão da Secretaria.

“Eu gostei muito desse encontro com a secretária, pois me esclareceu do porquê estudar e como todo esse conhecimento que nós estamos adquirindo na escola pode ser útil para mim no futuro, quando eu for definir minha profissão”, destacou Yuri Alves, estudante do Colégio Estadual Batista Beatriz Rodrigues da Silva, de Tocantínia.

No encontro com a gestão da Seduc, os estudantes foram apresentados às ações que fazem parte da proposta pedagógica para a educação estadual, entre elas o simulado do Enem. “Eu achei muito importante essa oportunidade que tivemos. O que aprendemos aqui hoje vamos levar para os nossos colegas na escola”, destacou Iara Santos, estudante do Centro de Ensino Médio Rui Brasil Cavalcante, de Miranorte.

Ação da Seduc

Essa é a segunda parte da ação, promovida pela Seduc, de aproximação das escolas da rede estadual de ensino, dos alunos e professores, além das Diretorias Regionais de Educação. A primeira cidade visitada foi Paraíso do Tocantins, e as equipes técnicas da Secretaria ainda percorrerão as outras 11 cidades-sede de DRE. O objetivo é levar a proposta pedagógica da pasta diretamente aos educadores e ouvir as demandas da educação diretamente de diretores de escolas, professores e alunos.

ATN TO

Postagens relacionadas

Assentados e quebradeiras de coco do extremo norte recebem alimentos do Governo do Tocantins

Gilberto Silva

TSE divulga limites de gastos de campanha e de contratação de pessoal

Gilberto Silva

PM de Bela Vista é campeão na 1ª Copa Tocantins de Jiu-Jitsu realizada em Araguaína

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies