GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Socioeducandos do Centro de Atendimento de Palmas recebem curso de informática

Para qualificar os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Palmas, a Secretaria de Estado da Cidadania e Justiça (Seciju), em parceria com Defensoria Pública do Estado (DPE –TO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), está realizando o curso de operador de computador com a participação de 14 socioeducandos.

As aulas tiveram início no dia 24 de janeiro e vão até o dia 29 de maio e ocorrem no contraturno escolar, atendendo sete adolescentes, das 8h às 12h, e sete das 14h às 18h, no laboratório de informática da Escola Estadual Mundo Sócio do Saber, localizada dentro da própria unidade.

Curso

O curso tem carga horária de 160 horas e é dividido em cinco módulos, sendo eles: Sistema Operacional; Ferramentas para Internet; Editor de Texto; Planilha Eletrônica e Apresentação Eletrônica.

Após a conclusão do curso, os adolescentes estarão aptos a instalar, configurar e utilizar aplicativos de escritórios, sistemas operacionais cliente e softwares de internet.

Sósthenes Oliveira Lima, docente em Tecnologia da Informação do Senai e instrutor de informática do Case, acredita que as aulas vieram para somar na vida dos adolescentes. “Ao se formarem no curso de operador de computador eles terão mais oportunidade para adquirir um emprego e entrar no mercado de trabalho”, destaca.

O coordenador do Case, Eduardo Tavares Fontoura de Almeida, afirmou que o curso trará muitos benefícios para os próprios adolescentes. “Com esse curso estamos garantindo que eles não fiquem ociosos aqui dentro. Quando esses adolescentes retornarem para o seio familiar, estarão capacitados para garantir ocupações no mercado”, afirma o coordenador.

O adolescente M.C.G., 17 anos, natural de Palmas, ainda não havia tido a oportunidade de ter acesso a um computador. “Com as aulas de informática do Senai pretendo mudar de vida, sair daqui regenerado. Fluir, sabe? Quero arrumar um emprego na área da informática, quem sabe até montar uma Lan House”, declarou o adolescente, que cumpre medida de internação há um ano e um mês no Case.

Inclusão Digital

Os 10 computadores do laboratório de informática foram adquiridos pela Secretaria da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) para a Escola Estadual Mundo Sócio do Saber do Case, por meio do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo), plano de educação do governo federal que tem o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica.

Postagens relacionadas

Dupla é presa por praticar assaltos e aterrorizar comércio usando arma artesanal

Gilberto Silva

Jovem suspeito de assaltar mulheres com extrema violência em Araguaína é preso

Gilberto Silva

Nas últimas 24 horas foram 25 mortes por Covid confirmadas no Tocantins

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies