GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Tocantins – Inscrições para curso de formação no Programa Educação Financeira nas escolas são abertas

Educadores que participam do programa Educação Financeira nas Escolas já podem se inscrever no curso de formação oferecido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc). O edital e todos os anexos estão publicados na página da UFT. As inscrições seguem até o dia 12 de março, por meio do preenchimento do formulário disponível no edital de seleção.

O curso tem como finalidade formar profissionais para atuarem como professores e multiplicadores na rede pública de ensino do Estado do Tocantins. As aulas serão ministradas na modalidade Educação a Distância (EAD), com dois encontros presenciais no câmpus da UFT em Palmas, totalizando 194 horas/aula entre maio e setembro deste ano.

Podem se inscrever na formação, professores da Educação Básica que atuam no ensino fundamental, no ensino médio regular, além de multiplicadores já atuantes no programa de Educação Financeira da Seduc e assessores de currículo ou supervisores escolares vinculados à pasta. Ao todo, são ofertadas 90 vagas, sendo 20 para multiplicadores, 20 para assessores de currículo e 50 para professores.

“O curso visa qualificar novos formadores para atuação no programa em todo o Estado, em razão da universalização desta temática no currículo escolar, garantida no Plano Estadual de Educação (PEE-TO) 2015/2025”, destacou a coordenadora estadual do Programa Educação Financeira nas Escolas, Alessandra Camargo.

A formação é uma parceria entre a Seduc, a Associação de Educação Financeira do Brasil (AEF-Brasil) e o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR), da UFT.

Educação Financeira

O Tocantins participa do programa Educação Financeira nas Escolas desde 2010, quando foi implementado o piloto para o ensino médio. Nos anos de 2016 e 2017, foi incluído o ensino fundamental. Segundo Alessandra Camargo, o Estado tem atingido ótimos resultados em nível nacional, na disseminação do programa nas escolas. “O curso é mais uma inovação, instigada pela AEF-Brasil no Tocantins, visando ser polo de formação na Região Norte do País”, completou.

Dentro do programa de educação financeira, o Tocantins já conquistou prêmios para professores e alunos (2010), destaque nacional de estruturação do programa (2015/2017), além de conquistar noticiários nacionais com matérias sobre as práticas dos alunos na escola e em casa. O Tocantins é referência para os demais estados brasileiros, participando de eventos de grande porte como o promovido pelo Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), e na Semana Nacional de Educação Financeira.

 

Postagens relacionadas

Polícia Civil intensifica fiscalização de distanciamento social em praias da cidade de Santa Fé do Araguaia

Gilberto Silva

Mais um caso de Covid-19 é confirmado no Tocantins; ao todo são 13 casos

Gilberto Silva

Ações de fiscalização do Naturatins recolhem mais de 3 mil metros de rede

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies