GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Turismo alavanca o desenvolvimento de São Félix do Tocantins

 

A cada ano, o município de São Félix do Tocantins investe mais no potencial turístico da região. Quem visita o Jalapão necessariamente irá passar pela cidade e conhecer os atrativos naturais que se destacam no roteiro de turismo. Com o título de Portal do Jalapão, São Félix está inserido no trecho como uma opção rotativa, seja no início dos passeios ou na finalização da viagem. E quem passa pelo município se encanta com a beleza natural da região.

A cidade conta com muitas opções de turismo: fervedouros, cachoeiras, balneários e rios. Para quem quer explorar a beleza das piscinas naturais que não afundam, o Fervedouro Bela Vista se destaca com seus 75 metros de profundidade e água cristalina. Além dele, a região conta com o Fervedouro Alecrim, também de incrível beleza. No município, ainda existem duas cachoeiras, a Prata e das Araras, que são opções imperdíveis para quem visita o Jalapão. Na comunidade quilombola do Prata, a associação dos artesãos é parada certa para a aquisição do artesanato de Capim Dourado e o doce de Buriti. Margeia a cidade o Rio Soninho, excelente para a prática de rafting, por contar com águas de corredeiras e remansos. O esporte é muito procurado por turistas que amam aventuras. Além disso, a esplendorosa Serra da Catedral fica próxima à cidade.

São Félix conta com uma população média de 1.500 pessoas, entre moradores da zona urbana e rural, e o turismo tem imprimido uma nova realidade à região. A cidade vem se transformando em um canteiro de obras. Investidores têm ampliado a rede hoteleira e de alimentação, fomentando os arranjos turísticos locais e absorvendo a mão de obra da cidade.

Para o prefeito do município, Marlen Ribeiro, o turismo tem alavancado a economia e promovido oportunidades a todos. “Estamos investindo no potencial turístico de São Félix, que envolve toda a comunidade, do pequeno ao grande empreendedor. Mais turistas significam mais hotéis, mais restaurantes, mais hortas, mais pessoas trabalhando”, destacou o prefeito.

Para isso, Marlen Ribeiro tem contado com o apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio do repasse, em dia, dos recursos de saúde e educação, além da constante manutenção das estradas e da presença efetiva da Agência Tocantinense de Transporte e Obras (Ageto) no município, dando suporte à infraestrutura. “Temos uma excelente parceria com o governador Marcelo Miranda e, em conjunto, estamos desenvolvendo a região por meio do incremento ao turismo, dos programas que fortalecem o desenvolvimento humano como o Sabores do Quilombo, que promovemos em parceria com a Secretaria de Turismo. Além disso, até junho de 2017, vamos dobrar o número de leitos hoteleiros em São Félix”, informou Marlen.

Para contribuir com o desenvolvimento local, o Governo do Tocantins tem uma atenção especial em relação às estradas, mantendo constante equipe na região efetuando o patrolamento e a manutenção preventiva para o transporte dos moradores, dos turistas e de material para a região. Além disso, os postos de atendimento da Agência Tocantinense de Saneamento (ATS) e do Instituto Rural do Tocantins (Ruraltins) funcionam na cidade dando todo o suporte necessário à gestão municipal. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden) também realiza projetos no município. São Félix conta ainda com uma escola estadual de ensino médio para atender a população. E vale ressaltar que o gestor municipal é também professor de carreira, servidor público dos quadros da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes.

Para quem visita o Jalapão, as estradas off road são um atrativo a mais e fazem parte da aventura. Para as amigas Ana Cristina Vasconcelos, Patrícia dos Santos e Rute Teixeira, turistas de São Paulo, o mais impressionante na região é a beleza intocada e o ecoturismo de forma não massiva. “Amamos cada lugar e a estrada de terra é ótima, faz parte da emoção e mantém a região preservada, os lugares intocados e com um acesso mais exclusivo. Quem ama o ecoturismo vem pra ver a natureza de verdade, sem o chão preto”, comentou Ana Cristina. As amigas aproveitaram cada atrativo de São Félix, em especial o revigorante banho na Cachoeira das Araras.

ATN TO

Postagens relacionadas

Governador Marcelo Miranda entrega títulos de imóveis a famílias palmenses nesta segunda

Gilberto Silva

Processo disciplinar contra vereador que disse ser ‘a favor da pedofilia’ é arquivado

Gilberto Silva

Educação realizará Festival Dia do Atleta Paralímpico em Palmas

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies