GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Vacinação nas residências visa combater doença da raiva em Araguaína

A Prefeitura de Araguaína iniciou a vacinação antirrábica em cães e gatos nas residências de bairros estratégicos da cidade. A ação vida combater a doença da raiva na cidade. Hoje as equipes estiveram no Setor Costa Esmeralda, onde seguem com a vacinação nesta terça-feira, dia 7, das 7h30 às 13 horas, e também no Setor Barros.

Posteriormente, animais da zona rural também serão vacinados. No Dia D, que este ano acontecerá dia 18 de março, a meta é vacinar 22.779 animais das zonas urbana e rural. De acordo com a médica veterinária do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Luciana Coelho Gomes, caso as famílias não estiverem em casa podem levar os animais no próprio CCZ.

“O importante é vacinar o bicho de estimação. A vigilância constante da Secretaria da Saúde em Araguaína tem mantido a cidade há mais de 10 anos sem nenhum caso registrado nem em humanos e nem em cães e gatos”, destacou.

Vacinação

A dona de casa Segiane Rodrigues Vieira vacinou seu cachorro pela primeira vez. “Rabito tem um ano e ainda não havia tomado a vacina. Estou contente que as equipes estiveram aqui em casa e não vou precisar levar no posto, no dia D”, disse.

Quem também recebeu a equipe em casa foi Francisco Evaldo Rodrigues, que tem dois cachorros. O curioso é que um deles, uma cadela, tem até sobrenome: Skaila Maria de Alencar. “A ideia foi de minha esposa Tânia, que colocou o mesmo sobrenome dela no animal e aí ficou tem na ficha dela e tudo”, contou.

Rodrigues também acha importante a vacinação nas residências. “Todos os anos vacino a Skaila. E com a vacina chegando na própria casa é mais prático e os animais não ficam tão agitados. E este ano, o Beethovem, que está completando um ano, também tomou a vacina”, completou.

Além dos setores citados, outra equipe está realizando vacinação no setor Lago Sul. Mesmo após o dia D, se todos os cães e gatos não tiverem sido vacinados as equipes continuarão vacinando nos bairros mais afastados.

A doença

A raiva é uma zoonose neurológica que não tem cura, ou seja, o animal morre após adquirir a doença. Os sintomas da raiva são característicos e variam no animal e no ser humano. O animal geralmente apresenta dificuldade para engolir, salivação abundante, mudança de comportamento, mudança de hábitos alimentares e paralisia das patas traseiras.

A atenção maior é voltada para cães e gatos por serem animais que convivem de forma mais estreita com humanos (animais de companhia).
Contato

Em caso de dúvidas em relação à vacinação, moradores podem entrar em contato no CCZ pelos seguintes telefones: 0800 646 7020, 3415-5307 ou 3411-7040.

Cronograma de vacinação

Das 7h30 às 13 horas 

Dia 7 (terça-feira)

Setores Costa Esmeralda e Barros

Dia 8 (quarta-feira)

Setores Barros e Parque Bom Viver 

Dia 9 (quinta-feira)

Povoado Novo Horizonte

Dia 10 (sexta-feira)

Setor Nova Araguaína

Dia 13 (sexta-feira)

Setor Nova Araguaína

Dias 14 e 15 (terça e quarta-feira)

Setor Monte Sinai

Dias 16 e 17 (quinta e sexta-feira)

Setores JK e Oeste

Dia 18 (sábado)
Dia D de vacinação em todos os setores

 

ASCOM PREFEITURA DE ARAGUAÍNA

Postagens relacionadas

Motorista de caminhonete morre em acidente na BR-153 próximo a Cariri do Tocantins

Gilberto Silva

Sine está com inscrições gratuitas para diversos cursos no Tocantins

Gilberto Silva

Tocantins – Máquinas caça-níqueis são apreendidas pela Polícia Civil

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies