GS NOTÍCIAS – Portal Gilberto Silva
Tocantins

Votação para abertura do impeachment de Mauro Carlesse começa hoje (10)

A votação do parecer sobre o processo de impeachment contra o governador afastado do Tocantins Mauro Carlesse (PSL) começa nesta quinta-feira (10). A Assembleia Legislativa terá sessão extraordinária a partir das 15h para analisar o relatório que recomenda a continuidade do processo.

Apesar disso, a decisão não deve sair nesta quinta porque a AL alterou o rito do processo na última terça-feira (8) e criou uma regra de que é necessário um intervalo de 24 horas entre a votação em primeiro e em segundo turno. Uma nova sessão será convocada para a sexta-feira (11) para a nova rodada de votos.

Este intervalo não estava previsto na primeira versão do rito, que já determinava votação em dois turnos, mas não previa tempo mínimo entre as sessões. Carlesse é acusado de três crimes de responsabilidade e durante o processo, negou todas as acusações. Ele disse que o pedido de impeachment é motivado por interesses eleitoreiros.

Os crimes são relacionados a um suposto esquema de recebimento de propinas no Plansaúde, a interferência política em investigações da Polícia Civil e a irregularidades nas eleições municipais de 2020. A acusação de aparelhamento da Polícia Civil, incluindo trechos sobre um suposto flagrante forjado por tráfico de drogas, ficou de fora do parecer.

Carlesse já está afastado do cargo, mas o afastamento dele é por determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e vence em abril. Esta medida foi determinada a pedido da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da República enquanto o governador é investigado em duas operações.

Se a AL aprovar o impeachment, Carlesse sofrerá um novo afastamento de mais 180 dias e não poderá voltar ao cargo mesmo após o fim do prazo estabelecido pelo STJ. Ele ainda correrá o risco de ser cassado e perder os direitos políticos. Esta é a primeira vez na história do Tocantins que a Assembleia Legislativa vota o impeachment de um governador.

G1

Postagens relacionadas

Polícia Civil prende suspeito de receptação e recupera vários objetos furtados

Gilberto Silva

Envolvido no assalto aos Correios em Wanderlândia foi preso e encaminhado para Polícia Federal na cidade de Araguaína

Gilberto Silva

Táxi bate em outro veículo e atinge muro de uma casa em Araguaína – Taxista fugiu do local

Gilberto Silva

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você está de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceitar Leia Mais

Política de Privacidade e Cookies