“Meu avô precisou de doadores e tivemos muita dificuldade para conseguir.” A lembrança ainda emociona a servidora Sabrina Assakawa Ludgero Leal, que desde então, fez do ato de doar sangue um compromisso. Há cerca de 16 anos ela participa regularmente de campanhas e, nesta sexta-feira (26/6), foi a primeira voluntária a participar da campanha de doação de sangue promovida pelo Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) em parceria com o Hemocentro de Palmas. A ação reuniu magistrados(as), servidores(as), estagiários(as) e colaboradores(as) em um gesto de solidariedade que salva vidas.
A iniciativa integrou as ações do Junho Vermelho, movimento nacional de conscientização sobre a importância da doação regular de sangue. Além de reforçar os estoques do Hemocentro, que costumam registrar queda durante o período de férias, a campanha foi uma oportunidade para os servidores se cadastrarem voluntariamente no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome).
“A doação de sangue salva vidas. Essa é uma ação que precisa acontecer durante todo o ano, mas principalmente neste período de férias, quando o número de doações costuma diminuir e a demanda continua alta. Por isso, essa parceria com o Hemocentro é tão importante para conscientizar e incentivar as pessoas a fazerem esse gesto de solidariedade”, pontuou a chefe do Centro de Saúde do TJTO, Dra. Elaine Ferreira.
A médica ainda reforçou o compromisso permanente do Tribunal com a promoção da saúde e da cidadania. “Todos os anos o Tribunal de Justiça realiza essa parceria; é uma forma de aproximar o serviço dos nossos servidores e também de conscientizar cada vez mais pessoas sobre a importância da doação de sangue”, completou.
A responsável pela captação do Hemocentro de Palmas, Amanda Moura Aguiar, destacou a importância da parceria. “Uma única bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas. Ações como essa fazem toda a diferença para manter o abastecimento e atender quem precisa.”
Solidariedade
Doadora de sangue há mais de duas décadas, a servidora Flávia Píccolo de Almeida faz da doação um compromisso permanente.
“Hoje estou aqui doando, mas ninguém sabe o dia de amanhã. Pode ser que um familiar, um amigo ou até eu mesma precise. Por isso considero muito importante contribuir para manter os estoques de sangue. A doação é rápida, tranquila e pode salvar vidas.”
Entre os estreantes, o estagiário Julio Cesar Gomes Borges contou como foi a experiência.
“Foi a primeira vez que doei sangue e foi muito tranquilo. Sabemos da necessidade dos bancos de sangue e trazer essa ação para dentro do Tribunal facilita muito a participação de todos. Já tive familiares que precisaram de transfusão e isso faz a gente compreender ainda mais a importância desse gesto.”
Também estagiária, Ana Laura de Antônio aproveitou a oportunidade para se cadastrar como doadora de medula óssea. “Acho esse trabalho muito importante e muito bonito. Se eu puder ajudar a salvar a vida de alguém, isso já faz tudo valer a pena.”
Junho Vermelho
Instituída em 2005, a campanha Junho Vermelho busca conscientizar a população sobre a importância da doação regular de sangue para manter os estoques dos hemocentros em níveis seguros.
Órgãos públicos, empresas e instituições que tiverem interesse em contribuir com o Hemocentro podem agendar coletas externas e solicitar apoio para ações de conscientização ou campanhas.





