

Professor Júnior Geo
Talita Gregório / HD
Em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), durante sessão ordinária desta terça-feira, 25, o deputado Prof. Júnior Geo (PSDB) cobrou do Governo Estadual o envio de informações detalhadas a respeito da atual situação fiscal do Estado e o envio à Casa, do Plano de Carreira da Educação.
Somos fiscais
“Vemos, com preocupação, notícias a respeito da situação financeira do Estado do Tocantins: gastos com custeio acima de 20%, quando deveriam estar abaixo de 10%; gasto com folha de pagamento que supera o limite prudencial. O problema financeiro existe e nós temos dificuldades em obter as informações porque através do Portal da Transparência não é fácil ter as informações e aí, eu peço aos demais parlamentares para que possamos juntos solicitar as informações fiscais detalhadamente e com mais clareza porque estamos aqui, como fiscais, eleitos pelo povo, para também exercermos essa função” – enfatizou o deputado Geo.
Plano de Carreira da Educação
“Temos um plano de carreira dos servidores da Educação que, infelizmente, apesar de prometido, nunca chegou à esta Casa de Leis. Um plano de carreira que não prevê reajuste salarial nos primeiros três anos e depois desse prazo, o reajuste não chega a duzentos reais, salvo se o servidor já tiver uma titulação de especialista, mestre ou doutor.” – destacou o Professor Júnior Geo.
Déficit de Professores
“Temos um déficit de servidores, nas escolas, de Norte à Sul do Tocantins. A impressão que nos passa é que está esperando as indicações acontecerem para que possam tomar posse os contratos, ao invés de promover o chamamento e redistribuição daqueles que passaram no último concurso público; isso já foi questionado também pelo Ministério Público, além de minha pessoa” – afirmou Geo.
Denuncia assertiva
O deputado, em sua fala, lembrou ainda da professora da rede estadual, que denunciou “de forma assertiva, nas redes sociais, a imersão através de uma logística exuberante no oásis do Jalapão, que depois dessa denúncia, resolveram trazer pra Palmas. Dinheiro para o plano de carreira tem dificuldade, mas para a imersão, tem facilidade”, declara o Professor Júnior Geo, acrescentando que é preciso levar a sério a educação porque é através da educação que se transforma vidas e a sociedade.
“Depois fica difícil de se reclamar de uma economia que não se fortalece, por empresas não virem se fixar aqui, por não ter mão de obra qualificada, por não ter tido investimento devido onde deveria ocorrer que é na educação e não ocorre na intensidade que nós precisamos” – finaliza o parlamentar.