Em um vídeo publicado no Tiktok, uma passageira filmou a si a mesma e uma outra passageira usando coletes salva-vidas, necessários para quando o pouso acontece no mar. “O voo mais assustador de todos. Protocolo de pouso de emergência na água foi ativado ainda na Jamaica”, disse Bettina Rogers. A passageira também filmou coletes vazios sobre os assentos quando o avião estava sendo esvaziado após o pouso. (Veja no vídeo em destaque)
O voo NK270 decolou às 15h22 (horário de Brasília) e pousou de volta apenas 24 minutos depois, às 15h46, segundo o site Flight Radar. Um vídeo filmado na pista do aeroporto mostra o avião sendo acompanhado por um carro de bombeiros após pousar.
De acordo com o site especializado “The Aviation Herald”, a aeronave atingiu uma altitude baixa, de 1.520 metros, e teve que voltar. Passageiros ouvidos pela publicação afirmam terem sido informados pela tripulação que a aeronave “havia perdido pressão” e os preparou para um eventual pouso na água.
Voo que partiu da Jamaica em direção aos EUA no domingo (26) teve que voltar pouco após decolar; tripulação preparou passageiros para possível pouso de emergência na água. — Foto: Reprodução/redes sociais
“Após a decolagem, estranhei que o avião não estava muito alto. Pouco depois, o piloto disse que havia algo de errado, mas não falou o que. Aí depois ele disse que precisaria fazer um pouso de emergência na água. Eu não conseguia acreditar que era vida real. Só via pessoas gritando e rezando e eu estava chorando muito porque achava que ia morrer. Foi um caos, o momento mais assustador da minha vida”, disse o passageiro Will, que também compartilhou sua experiência no Tiktok.
O aeroporto informou que o voo da Spirit Airlines enfrentou “dificuldades”. A companhia aérea informou que uma investigação foi aberta para apurar o caso. Não há relatos de feridos.
Pousos na água são eventos muito raros. Um dos mais conhecidos aconteceu em 15 de janeiro de 2009, quando um Airbus A320 foi atingido por pássaros, perdeu a força dos motores e pousou no rio Hudson, nos EUA, num episódio conhecido como “milagre do Hudson”.
Rota do voo NK270, da Spirit Airlines, que decolou da Jamaica no domingo (26) e precisou fazer pouso de emergência. — Foto: Reprodução/Flight Radar
Ao site View From the Wing, a Spirit não confirmou nem negou a menção ao pouso na água. Disse apenas se tratar de um problema.
“O voo 270 da Spirit Airlines (MBJ-FLL) retornou a Montego Bay (MBJ) em 26 de maio por precaução, devido a uma suspeita de problema mecânico. O avião pousou com segurança em MBJ e taxiou até o terminal, onde os passageiros desembarcaram seguindo os procedimentos normais. A segurança é nossa principal prioridade, e a aeronave será completamente avaliada por nossa equipe de manutenção. Pedimos desculpas aos nossos passageiros por qualquer inconveniente e providenciamos uma nova aeronave para completar o voo até Fort Lauderdale (FLL).”
Avião da Spirit Airlines acompanhado por veículo de bombeiros do aeroporto de Montego Bay após pouso de emergência em 26 de maio de 2024. — Foto: Reprodução/redes sociais