Operações Navegue Seguro e Travessia Segura 2024 vão contar 40 militares da marinha. Ações serão realizadas em 19 cidades, com foco na fiscalização e em campanhas educativas.
Operação de fiscalização de condutores de embarcações — Foto: Ascom/Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins
A Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins (CFAT) realiza neste mês de junho duas operações nos rios e lagos do estado. O objetivo é intensificar a fiscalização e realizar campanhas educativas neste período do ano em que há um aumento na navegação.
A primeira operação é a Navegue Seguro, que segue até 12 de junho, com foco na fiscalização do tráfego aquaviário.
Entre os dias cinco e 14 de julho vai ocorrer a segunda fase da Operação Travessia Segura 2024, que pretende fiscalizar e conscientizar usuários e tripulantes de embarcações sobre a segurança no uso das embarcações.
Outro trabalho que será realizado pelos militares da Marinha é a divulgação e orientação do uso do aplicativo de celular NAVSEG para pessoas que usam veículos aquáticos em geral. Segundo a CFAT, o aplicativo serve para trazer mais seguranças e praticidades de condutores e passageiros de embarcações.
As operações contam com 40 militares, em cinco carros e seis embarcações. Veja a lista de cidades que receberão equipes da marinha para a operação.
- Palmas
- Dianópolis
- São Salvador do Tocantins
- Paranã
- Couto Magalhães
- Juarina
- Babaçulândia
- Porto Nacional
- Miracema do Tocantins
- Peixe
- Pedro Afonso
- Araguacema
- Pau D’Arco
- Caseara
- Rio Sono
- Lagoa da Confusão
- Araguanã
- Araguaína
- Xambioá.
*Artur Girão é integrante do programa de estágio entre o Grupo Jaime Câmara e Universidade Federal do Tocantins (UFT), sob supervisão de Patrício Reis.