O voo rasante aconteceu no fim da tarde de sábado (22). Banhistas que estavam nas praias da Graciosa e Luzimangues também conseguiram filmar e fotografar a baixa altitude que a aeronave conseguiu atingir com as manobras.
Nas novas imagens que a TV Anhanguera teve acesso, é possível ver que há duas pessoas dentro do avião. Ele vai se aproximando da ponte e atravessa por entre as pilastras da estrutura que liga a capital ao distrito de Luzimangues.
O piloto também faz uma comemoração após manobrar a aeronave bem próximo de diversos flutuantes e outras embarcações que estão nas proximidades da ponte e das praias ao longo do lago.
Ele faz o trajeto diversas vezes. Dá para perceber que já era fim de tarde, com o sol quase desaparecendo no horizonte.
Avião passou por baixo da Governador José Wilson Siqueira Campos, em Palmas — Foto: Reprodução
Após ter informações sobre o caso, a Polícia Civil abriu inquérito para apurar a conduta do piloto. Nesta sexta-feira (28), foi informado que ele tem 34 anos, mas o nome não foi divulgado. O g1 não conseguiu contato da defesa.
Conforme a polícia, o piloto foi ouvido por meio de videoconferência para dar sua versão e o caso segue em investigação. Poderá ser atribuído a ele, conforme o delegado Ronie Augusto Esteves, responsável pelo caso, o crime dede expor ao perigo embarcação ou aeronave, que consta no artigo 261 do Código Penal.
A polícia tem até 30 dias para concluir o inquérito. Se chegar a ser denunciado e condenado pela atuação perigosa, o piloto poderá ter uma pena de até cinco anos de prisão.
Além de pôr em risco a própria segurança ao não obedecer às normas de voo estabelecidas, o piloto ainda violou uma série de protocolos que existem e precisam ser seguidos fielmente para garantir a segurança de todos na aeronave e do local em que ela sobrevoa”, comentou Bolentini.
Além do inquérito, uma investigação foi aberta pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para apurar a conduta do piloto e as possíveis infrações praticadas em Palmas.
Avião deu rasantes próximo ao lago — Foto: Divulgação
Outros vídeos do momento foram enviados à TV Anhanguera mostram a altura que o avião chegou próxima da lâmina de água do Lago.
O g1 e a TV Anhanguera pediram informações sobre o caso para a Força Aérea e para o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa). A FAB informou que a NAV Brasil responsável pelo caso, mas o departamento não respondeu aos questionamentos até a publicação desta reportagem.
Avião fez voos em baixa altitude no lago de Palmas