Nesta segunda-feira (8) o Procon emitiu uma notificação para a BRK Ambiental dar explicações sobre a falta de água.
A concessionária afirmou que está mobilizada em uma manutenção emergencial para garantir a normalização do abastecimento de água nos bairros que tiveram o serviço afetado. Sobre a notificação do Procon, a BRK disse que está prestando os esclarecimentos necessários. (Veja as notas abaixo)
- Universitário, Setor Sul, Presidente Lula, Costa Esmeralda, Costa Esmeralda Norte, Vila Norte, Vila Couto, Jardim das Mangueiras, Bela Vista, Belchior, Boa Vista, Parque Bom Viver, Bairro Maracanã, Barros e Loteamento Araguaína Sul.
Araguaína fica na região norte do estado e é a segunda maior cidade do Tocantins. A prefeitura e a própria BRK estão fazendo abastecimentos com caminhões-pipa. A empresa não deu um prazo de quando o problema será resolvido e nem disse se os clientes terão algum desconto na conta de água.
O município afirmou que também pediu apoio às construtoras que estão prestando serviço ao município para auxiliarem com mais caminhões-pipas.
Procon pede esclarecimentos
O Procon afirma que a interrupção prolongada tem causado sérios transtornos a atividades domésticas essenciais e comprometendo a qualidade de vida dos moradores e por isso pediu explicações detalhadas sobre a interrupção e o prazo para solução do problema.
Segundo a legislação vigente, a interrupção só pode ocorrer em casos de reparos, modificações, melhorias no sistema ou situações emergenciais.
“Estamos monitorando de perto a situação e aguardamos uma resposta da concessionária dentro do prazo estabelecido. Caso não sejam apresentadas justificativas adequadas e ações para resolver o problema, tomaremos as medidas legais cabíveis para assegurar que os direitos dos consumidores sejam respeitados”, disse o diretor de fiscalização do Procon Tocantins Magno Silva.
O que dizem a BRK Ambiental e a Prefeitura de Araguaína
A Prefeitura de Araguaína informa que está acompanhando de perto e cobrando da BRK uma resolução para a situação da falta de água em diversos bairros da cidade.
O Município também está auxiliando a concessionária disponibilizando dois caminhões pipas para fornecer água aos moradores e pediu apoio às construtoras que estão prestando serviço ao município para auxiliarem com mais caminhões-pipas.
A prefeitura reforça que segue monitorando atentamente a situação e mantendo contato frequente com a BRK a respeito do avanço das obras de reparo e restabelecimento do fornecimento de água.
A BRK informa a população de Araguaína que em função da ocorrência da perda de um dos poços que abastecem o sistema de abastecimento de água devido a um soterramento, está mobilizada em uma manutenção emergencial para garantir a normalização do abastecimento de água nos bairros que tiveram o serviço afetado.
A concessionária já deu início à perfuração de um novo poço e até a conclusão dos serviços, os moradores desses bairros poderão ter intermitência no abastecimento, principalmente os imóveis que não possuem caixa d’água. Em paralelo à perfuração do novo poço, a empresa também está empreendendo ações emergenciais, visando minimizar os impactos à população.
Manobras no sistema de abastecimento do município e caminhões-pipa para atendimento prioritário de unidades de saúde, hospitais e escolas, são medidas em andamento. A relação completa dos bairros pode ser consultada no site da www.brkambiental.com.br.
Sobre a notificação do Procon, a BRK afirmou que:
A BRK informa que foi notificada e está prestando os esclarecimentos necessários. A Companhia ressalta que houve um soterramento de um dos principais poços, que abastece alguns bairros de Araguaína, caracterizada como situação emergencial e atípica, e por isso não foi possível comunicar a população previamente.
A companhia está empreendendo ações de resolução para a retomada do abastecimento na cidade, pontua ainda que está em comunicação com a população com avisos por meio de carro de som, SMS e redes sociais. Os clientes que tiverem dúvidas podem acionar ainda o 0800 644 0195 que funciona 24h