Segundo Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Barros Monteiro de Franca, no ano passado 700 mil pessoas passaram pelo aeroporto de Palmas. Após as obras, é esperado que esse número aumente 15%.
“Tocantins, um estado de 35 anos e ainda um adulto recente, recebe um aeroporto no nível que merece. Do porte do seu estado, do porte da sua economia. E temos certeza que essa infraestrutura vai ajudar o estado a crescer ainda mais. No ano passado fechamos com 700 mil passageiros aqui nesse aeroporto e temos uma perspectiva de crescimento de 15% para 2024, buscando atingir cerca de 800 mil passageiros no aeroporto de Palmas”, contou.
Durante a apresentação, o secretário também indicou interesse em trazer um voo internacional para o Tocantins. “O Governo do Tocantins conta com o Ministério de Portos e Aeroportos para quem sabe buscarmos em um período breve um voo internacional aqui para o estado”.
Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Serafim Costa Filho, durante inauguração do aeroporto de Palmas — Foto: Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins
Para o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a estrutura está pronta para que nos próximos dois anos o aeroporto receba mais de um milhão de pessoas.
“É sem dúvida o estado mais bem localizado pelo grande potencial que tem pelo agronegócio e turismo. Uma obra que foi feita em pouco mais de um ano. Isso é fundamental para o turismo de lazer e para o turismo de negócio, porque tem muita gente que quer empreender aqui no estado e precisa vir de avião. E o aeroporto já está estruturado e pronto para que nesses próximos anos receba mais de um milhão e meio de passageiros”, disse o ministro.
“A gente entrega uma sala de embarque nova, uma reformulação de climatização e uma série de características essenciais para a segurança como as ampliações, as áreas de escape das pistas e toda uma série de melhorias no lado ‘A’ para que mais aviões possam pousar e que possam estar no pátio simultaneamente, aumentando a capacidade do aeroporto”, contou Fábio.
Apesar das reformas, ainda não há previsão para o aumento de rotas e passageiros na capital. O gerente do aeroporto de Palmas, Silvio Nogueira, explica que o local está preparado, mas ainda é necessário planejar essas ampliações junto às companhias aéreas.
“O aumento de passageiros é uma decisão colegiada, porque nós temos o recurso da infraestrutura aeroportuária e as empresas aéreas que tem toda a sua gestão de rotas e divulgação dos destino. Então isso vai ser pensado por todos, mas estamos preparados”, disse.
Durante coletiva de imprensa o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, também demonstrou interesse no aumento de rotas no aeroporto de Araguaína.
“Tenho feito uma discussão sobre o aeroporto Araguaína, é um aeroporto municipal. Nós precisamos de voos aéreos diários para Araguaína que é uma das cidade polos do Tocantins. Polo de saúde, de turismo e está perto uma região do Maranhão onde tem lugares fantásticos que as pessoas procuram. E as vezes sofrem prejuízo porque todos esses voos vão para Imperatriz (MA) para as pessoas voltarem. E quem é de Araguaína, sabe que o empresário para ir à Brasília ou para São Paulo vai para Marabá ou para Imperatriz. E nós precisamos desse cuidado”, contou.
*Morgana Gurgel, estagiária sob supervisão de Stefani Cavalcante.