O acidente aconteceu na tarde de sábado (27), em trecho que fica na saída para Aparecida do Rio Negro. Com o impacto, o carro de passeio pegou fogo e ficou destruído. O motorista ficou preso às ferragens e não conseguiu sair a tempo.
A imagem mostra o exato momento que o carro branco reduz a velocidade para passar por uma lombada. Uma caminhonete preta surge atrás e atinge o carro com violência. É possível ver que Elismar já tinha passado pela lombada quando foi atingido. (Assista acima)
No dia do acidente, o perito criminal Osvaldo Júnior explicou que as investigações iniciais apontam que a caminhonete estaria em alta velocidade. “A princípio a velocidade do veículo dois [caminhonete] estava maior do que a do veículo um e colidiu na traseira, nas proximidades da lombada e houve o que aconteceu”, disse.
A versão sobre a possível circunstância do acidente foi mencionada pelos bombeiros, chamados para conter o fogo que surgiu após a batida.
Elismar Caetano Moreira morreu carbonizado em acidente na BR-010, em Palmas — Foto: Divulgação/redes sociais/Charles Barros
A caminhonete teve várias partes amassadas, principalmente na parte frontal. Nos veículos envolvidos estavam apenas os motoristas. O da caminhonete, de 77 anos, ficou ferido e chegou a ser levado para o Hospital Geral de Palmas. Mas segundo a Secretaria Estadual de Saúde, ele foi transferido para uma unidade privada a pedido dos familiares.
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informou que o trecho foi sinalizado nos dois sentidos da pista, mas não explicou o motivo da instalação da lombada no local. (Veja nota completa abaixo)
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também atendeu ao acidente com vítima fatal e informou que a via possui placas de advertência como sinalização vertical implantadas pelo órgão responsável e que após o acidente de sábado, reforçou os avisos nos trechos com cones para evitar novos acidentes. Também destacou que segue monitorando o fluxo da rodovia.
Veja momento do acidente registrados por câmeras de segurança — Foto: Reprodução
O DNIT informa que o trecho está devidamente sinalizado, com sinalização horizontal e vertical. Ao todo, antes de cada ondulação, foram instaladas, em cada sentido, sete placas de sinalização regulamentadas conforme o Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito – Volume I – Sinalização Vertical de Regulamentação do CONTRAN e Volume II – Sinalização Vertical de Advertência do CONTRAN, a saber:
1 – Velocidade Máxima Permitida 70 km/h;
2 – Sinalização de Advertência de ondulações;
3 – Sinalização de Advertência de ondulações a 300 m;
4 – Velocidade Máxima Permitida 60 km/h;
5 – Sinalização de Advertência de ondulações a 150 m;
6 – Velocidade Máxima Permitida 30 km/h;
7 – Sinalização de Advertência de Indicação da ondulação.
A instalação da ondulação no local foi realizada após estudo de viabilidade técnica onde se concluiu pela implantação de ondulação transversal no km 464,09 da BR-010/TO, que atende as diretrizes do Manual Brasileiro de Trânsito.
Carro pega fogo após acidente na BR-010, em Palmas — Foto: Charles Barros/TV Anhanguera
No que diz respeito às competências da Polícia Rodoviária Federal (PRF) sobre fiscalização e orientação do trânsito, desde sábado (27), logo após a ciência dos eventos, a PRF de imediato direcionou reforço do efetivo policial e da sinalização auxiliar – com diversos cones distribuídos estrategicamente na pista de rolamento – ao trecho em questão (que já possui placas de advertência como sinalização vertical implantadas pelo órgão responsável) para evitar novos acidentes. A PRF segue monitorando o fluxo de veículos e tem encaminhado relatório com informações pertinentes ao órgão responsável pelas condições estruturais da via a fim de garantir maior segurança viária.
A PRF reafirma a importância dos usuários de respeitarem as placas de sinalização e o limite de velocidade da rodovia, além de redobrarem atenção no trânsito (evitar distrações, como o manuseio do celular ao volante).