Para acabar de vez com o mofo nas paredes, é preciso resolver a sua causa: a umidade —que pode ser resultado de infiltrações, vazamentos ou falta de ventilação.
“É preciso prestar atenção se existe uma fonte constante de umidade. Pode ser uma rachadura, um cano quebrado, a chuva que bate numa parede que não está bem impermeabilizada”, diz Mari Pavan, fundadora do Agiliza, escola de manutenção residencial voltada para mulheres. “Ficar repintando essa parede é como enxugar gelo. Vai resolver por um tempo e depois vai voltar.”
Mas, em ambientes como um banheiro sem janela, muitas vezes, fica difícil resolver o problema definitivamente. Nesse caso, a especialista sugere deixar a porta sempre aberta e investir em tintas antimofo. Elas dificultam o crescimento dos fungos e, assim, mantêm a parede limpa por mais tempo.
Na internet, há diferentes receitas caseiras para remover o bolor de superfícies. Segundo Mari, o vinagre pode ser uma boa opção para tirar o mofo dos móveis. Mas, na parede, ela recomenda utilizar uma mistura de água e água sanitária. Abaixo, aprenda a aplicá-la.
- Use equipamentos de proteção, como luvas, óculos e máscara
- Mantenha portas e janelas abertas. Animais de estimação e pessoas mais sensíveis, como crianças e idosos, devem ficar distantes do local
- Prefira começar com uma mistura mais fraca, com 70% de água e 30% de água sanitária. Caso seja necessário, você pode deixá-la um pouco mais forte, utilizando uma parte de água sanitária para uma parte de água
- Passe a solução na mancha de mofo com um pano, sem encharcá-lo
- Espere secar por cerca de 20 minutos. Em períodos mais úmidos, você pode usar um ventilador para auxiliar nesse processo (só ligue o aparelho depois de já ter passado a mistura)
- Em geral, uma aplicação já é suficiente para deixar a parede branquinha novamente. Mas, se for preciso, faça uma segunda
- Em alguns casos, é possível que, mesmo depois de remover todo o mofo, ainda reste alguma mancha na pintura. Aí, o ideal é repintar a parede. Para isso, espere até o dia seguinte
LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar sete acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.