Mais de 8.113 focos de incêndio foram registrados registrados em todo o estado. A quantidade de vagas e a data da contratação não foram anunciadas.
Brigadistas combatendo foco de incêndio — Foto: Luiz Henrique Machado/Governo do Tocantins/Divulgação
Em meio ao período de estiagem mais severo dos últimos anos, e com mais de 8 mil focos de calor em todo o estado, o governo do Tocantins anunciou repasse de mais de R$ 1 milhão para contratação e treinamento de novos brigadistas para atuarem no combate a incêndios florestais.
O repasse foi aprovado em uma reunião do governo com os órgãos envolvidos no Comitê do Fogo. A contratação ficará a cargo da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A quantidade de vagas e a data da contratação não foram anunciadas. Os brigadistas devem auxiliar o Corpo de Bombeiros nas operações.
Segundo o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), o estado ocupa a 5ª posição no ranking nacional de focos de calor. O dado representa um aumento de 61% em relação ao mesmo período de 2023, quando foram registrados 5.029 focos.
No mês de agosto as cidades que mais registraram queimadas foram Lagoa da Confusão (444), Pium (182), Formoso do Araguaia (167), Rio Sono (142) e Lizarda (129), segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Fogo atinge zona rural do Distrito de Buritirana, em Palmas
Pior seca nos últimos 40 anos
A seca teria iniciado em 2023 com a chegada do El Niño, que mudou o ciclo das chuvas. Neste ano, após o encerramento do fenômeno em abril, veio o aquecimento do Atlântico Tropical Norte, reflexo do aquecimento global, que fez com que o padrão de chuvas continuasse alterado.