Suspeitos teriam envolvimento com mortes violentas do primeiro semestre de 2023. 13 mandados foram cumpridos na Unidade Penitenciária e na região sul da capital.
Viaturas da Polícia Civil do Tocantins — Foto: Reprodução/SSP-TO
A Polícia Civil cumpriu 13 mandados de prisão preventiva nesta terça-feira (3), em Palmas. Os alvos da operação são faccionados de uma organização criminosa. Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), eles são suspeitos de envolvimento em diversos homicídios.
Os mandados de prisão preventiva foram cumpridos na Unidade Penal de Palmas e endereços do setor Jardim Aureny IV, região sul da capital. A investigação é da 1ª Divisão Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP – Palmas).
Conforme a SSP, os homicídios investigados aconteceram no primeiro semestre de 2023. A ação é um desdobramento da 4ª fase da Operação Gotham City.
Após ele mudar para outro grupo criminoso de origem carioca, declarou guerra à sua antiga facção. A polícia afirmou que os dois grupos travaram uma guerra por controle econômico e de território na capital.
A estratégia articulada por Charada, e adotada pela facção, seria matar o maior número possível de lideranças rivais e recrutar os que restassem.
Na época, a Secretaria de Segurança Pública atribuiu mais de 60% das mortes à guerra de facções. Apesar disso, levantamento feito pelo g1 com dados da própria SSP, apontaram que mais da metade das vítimas de homicídio até 15 de maio não tinham passagem pela polícia.