A BMW anunciou nesta quinta-feira (5) que planeja começar a vender veículos movidos a hidrogênio verde em quatro anos, em uma tentativa de estabelecer a tecnologia como uma alternativa aos carros elétricos a bateria.
A fabricante alemã desenvolverá uma nova geração de sistemas de propulsão a célula de combustível em parceria com a Toyota. A produção em série começará em 2028, com uma variante a hidrogênio de um modelo existente da BMW que estará disponível até lá.
Embora a BMW tenha perseguido essa tecnologia por anos, os carros com célula de combustível estão tendo dificuldade para se estabelecer devido aos altos custos e à falta de infraestrutura de abastecimento.
Também há poucas opções, como o Mirai (da Toyota) e o Nexo (da Hyundai). As vendas globais de carros a hidrogênio caíram para apenas 9.000 unidades no ano passado, de acordo com a BloombergNEF.
Os defensores das células de combustível apontam para longas autonomias de condução e apontam que a tecnologia pode ser eficaz em regiões onde a infraestrutura de carregamento de baterias não é forte o suficiente para suportar uma transição para veículos elétricos. Eles queimam hidrogênio para produzir eletricidade e emitem apenas água.
A BMW e a Toyota planejam fabricar sistemas de propulsão a hidrogênio juntos para uso em modelos de ambas as montadoras. Eles esperam que o desenvolvimento conjunto e a aquisição de peças ajudem a reduzir os custos e tornem a tecnologia mais competitiva. A BMW se recusou a comentar sobre os preços de seus futuros carros a hidrogênio.
A BMW lançou uma pequena frota de teste de veículos utilitários esportivos iX5 movidos a hidrogênio em 2023. O CEO da montadora alemã, Oliver Zipse, afirmou que os motores a hidrogênio podem ser uma opção para a linha de veículos elétricos “Neue Klasse” da BMW, que será lançada no próximo ano.
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“Estamos convencidos de que o hidrogênio terá um papel mais importante no futuro”, disse Michael Rath, que lidera o programa de veículos a hidrogênio da BMW, nesta quinta-feira.