Jovem conseguiu ligar para emergência e pedir por ajuda. Outras duas pessoas também foram afetadas pela avalanche, na região de Bariloche, sendo que uma turista morreu.
O Monte Lopez, na região de Bariloche, na Argentina — Foto: Governo da Argentina
Um homem foi resgatado com vida após ficar quase 12 horas preso na neve, na Argentina, nesta quinta-feira (5). O rapaz, que é argentino, foi atingido por uma avalanche. O incidente também provocou a morte de uma turista.
O argentino estava esquiando na colina López, que fica na região de Bariloche, quando a avalanche aconteceu. O local é muito frequentado por turistas.
O jornal “La Nación” disse que o homem ficou com o corpo preso na neve. Mesmo assim, ele conseguiu ligar para a emergência, informando que estava com dificuldades para respirar e sintomas de hipotermia.
Segundo o chefe da comissão de auxílio do Clube Andino local, Nahuel Campitelli, o homem foi resgatado com sinais de congelamento. Mesmo assim, ele está fora de perigo.
“É um milagre. O corpo dele ficou travado pelos esquis. Ele conseguiu tirar o braço para usar o telefone, mas não conseguiu sair da neve porque seu corpo estava preso”, disse Campitelli ao canal de televisão TN.
Buscas na região já estavam sendo feitas após três pessoas não retornarem ao refúgio do parque nacional no horário programado, na noite de quarta-feira (4). Além disso, as forças de segurança identificaram que uma avalanche tinha acontecido na região.
Toda a operação envolveu o comitê de socorro do Clube Andino, além do Exército, guardas florestais e bombeiros.
Dos três desaparecidos, dois eram argentinos e foram resgatados com vida — incluindo o homem que ficou 12 horas preso na neve. A terceira vítima era uma mulher estrangeira, que morreu. A nacionalidade dela não foi informada.