O governo federal, em parceria com o Exército Brasileiro e o governo do Tocantins, enviou reforços para combater os incêndios que assolam o Parque Nacional do Araguaia, na região da Ilha do Bananal, área de responsabilidade do Governo Federal.
Cerca de 160 homens do 22º Batalhão de Infantaria foram enviados para a Ilha e irão se juntar a brigadistas no combate as queimadas que, segundo dados recentes, já destruiu 250 mil hectares na Ilha do Bananal. De acordo com informações do Exército, os militares também podem atuar em outras áreas críticas do estado em apoio a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.
União em defesa do meio ambiente
A mobilização das tropas, juntamente com os esforços das autoridades estaduais, visa controlar o fogo que tem causado grandes danos ambientais e ameaçado a biodiversidade local. A contribuição do Exército Brasileiro na força-tarefa é resultado da reunião entre o governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e o ministro da Defesa do Brasil, José Múcio, que garantiu o reforço do 22° Batalhão de Infantaria para a contenção das queimadas em território estadual.
Ação rápida
A deputada estadual Claudia Lelis (PV), solicitou na a Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), através de requerimento, que o Exército enviasse soldados para o local. A deputada parabenizou a ação conjunta e rápida dos governos federal e do Tocantins pela união de esforços e ação rápida.
“Quero destacar a importância dessa ação coordenada e parabenizar tanto o governo federal quanto o governo do Tocantins por essa resposta rápida e necessária. A Ilha do Bananal é uma joia ambiental que precisa ser protegida, e essa união de esforços é fundamental para conter as chamas e preservar nossa rica biodiversidade”, afirmou a deputada.
Conscientização ambiental
Claudia Lelis também lembrou que o Governo do Estado tem realizado um trabalho muito importante de prevenção e conscientização ambiental, “o programa Foco no Fogo, que envolve 32 instituições, tem sido essencial para o combate e prevenção das queimadas no Estado. Onde a mobilização de brigadistas, o apoio tecnológico e as parcerias com comunidades locais, tem sido um pilar na redução dos impactos ambientais causados pelo fogo”, destacou.
A deputada ainda lembrou, “é uma demonstração clara do compromisso do Tocantins com a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável. Infelizmente todos os anos enfrentamos esse período critico em todos os País, e por isso precisamos cada vez mais trabalharmos com educação ambiental e conscientização, porque é com a união de esforços que iremos avançar”, declarou.