O presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), deputado Amélio Cayres (Republicanos), participou nesta quinta-feira, 31, do 1º Encontro Regional de Gestores Municipais Eleitos e Reeleitos do Tocantins. O evento aconteceu no auditório da Associação Tocantinense de Município (ATM), em Palmas, com a presença de outros seus deputados estaduais e diversas autoridades políticas.
O Encontro com os gestores municipais, realizado pela Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e Caixa Econômica Federal, apresentou informações sobre as principais parcerias do governo federal com os municípios, com intuito de fortalecer o pacto federativo e acelerar a execução de programas e ações, além de também receber novas ideias dos próprios gestores.
Na oportunidade, o presidente da Aleto, deputado Amélio Cayres, destacou que a Assembleia Legislativa tem contribuído com as gestões municipais de diversas formas, com apoios institucionais e, especialmente, com destinação das emendas parlamentares.
Amélio Cayres confirmou que já tramita na Assembleia a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 02/2024, que amplia o valor das emendas parlamentares para aproximadamente R$ 10 milhões. Segundo ele, os recursos serão destinados prioritariamente para atender as demandas dos municípios tocantinenses.
Entre as diversas autoridades presentes no evento, estava o governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), os deputados Vilmar de Oliveira (Solidariedade), Vanda Monteiro (UB), Jair Farias (UB), Léo Barbosa (Republicanos), Claudia Lelis (PV), Wiston Gomes (PSD); e o presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), prefeito de Talismã, Diogo Borges.