Os estudantes saíram de Lizada durante a madrugada para fazer o exame em Novo Acordo, pois onde vivem não há aplicação do Enem. As cidades ficam a aproximadamente 160 quilômetros de distância.
A Prefeitura de Lizarda informou que nos dias de aplicação do Enem e outras provas disponibiliza transporte gratuito para os alunos e lamentou o ocorrido que comprometeu a tranquilidade dos estudantes. Também informou que tem cobrado há anos a pavimentação das estradas de Lizarda (veja nota completa abaixo).
A Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto) foi questionada sobre a situação do trecho e disse que nesta segunda-feira (4) uma equipe se deslocou para as rodovias TO-020 e TO-245 que liga Lizarda e Novo Acordo, para reparar os danos causados pelas chuvas. Sobre a pavimentação no trecho, o estado informou que o projeto para implantação asfáltica ainda não foi finalizado (veja nota completa abaixo).
ENEM 2024 /DOMINGO (3) – TOCANTINS – Estudantes de Lizarda empurram ônibus escolar atolado para chegar em local de prova na cidade de Novo Acordo — Foto: Reprodução
O deslocamento dos estudantes foi necessário porque as provas do Enem não são aplicadas em Lizarda. Eles possuem a opção de fazer o exame em Novo Acordo, que fica mais próximo, ou em Palmas. Amanda Reis presenciou todo o ocorrido e contou ao g1 que estavam na metade do caminho quando o ônibus atolou.
“Lizarda é uma cidade do interior bem distante, as estradas são bem precárias. Essa situação bem no dia do Enem acaba desanimando os estudantes. Passar por essa situação foi bem angustiante e estressante, pois fiquei com medo de perder a prova que decidirá o meu futuro”, disse.
Viagem começou na madrugada
No dia da primeira prova do Enem, os estudantes saíram de Lizarda às 3h40. Por volta das 6h50 o ônibus atolou no meio do caminho. Os jovens conseguiram tirar o veículo da lama e chegaram a Novo Acordo às 8h30. Eles devem passar pela estrada novamente no próximo domingo (10), quando será aplicada a segunda prova do Enem.
Nas redes sociais, internautas comentaram a situação e destacaram a desigualdade entre os estudantes brasileiros e a situação das estradas no local, além de desejarem boa prova aos alunos envolvidos no caso.
“Guerreiros, que todos consigam a nota para atingir seus objetivos!”, comentou uma seguidora. “Já chegaram exaustos na prova que Deus abençoe esses guerreiros”, escreveu outra.
Internautas comentam sobre caso de estudantes que tiveram que empurrar ônibus atolado para chegar a local de prova do Enem — Foto: Reprodução/redes sociais
O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Transportes, Obras e Infraestrutura (Ageto), informa que a equipe está se deslocando na manhã, desta segunda-feira, 04, para a rodovia das TO-020 e TO-245, trecho que liga Lizarda a Novo Acordo do Tocantins, para reparar os danos causados pela chuva. A equipe realizará o serviço de Revestimento Primário, Cascalhamento e patrolamento no local. Ressaltamos que ainda não temos o projeto finalizado para a implantação asfáltica desse trecho.
Íntegra da nota da Prefeitura de Lizarda
A Prefeitura Municipal de Lizarda, vem a público esclarecer sobre um vídeo que circula nas redes sociais envolvendo alunos que se dirigiam para realizar a prova do ENEM.
No último domingo, o ônibus que trafegava na estrada TO020, município de Rio Sono que transportava os estudantes de Lizarda a Novo Acordo atolou e foi preciso que os estudantes empurrassem, devido está chovendo muito e a estrada escorregadia. A situação enfrentada ocorreu em um trecho que não está sob a manutenção do município, mas sim sob a responsabilidade do Governo Estadual.
A comunidade de Lizarda, há anos é prejudicada por conta da falta de estrada. Nossa parte estamos fazendo. Cobrando dos governantes, uma pavimentação para Lizarda.
A Prefeitura reafirma seu compromisso com a educação e lamenta profundamente o ocorrido, que comprometeu a tranquilidade dos estudantes neste momento tão importante.
Reforçamos nosso compromisso com a transparência e a qualidade na prestação dos serviços públicos e seguimos à disposição para esclarecer quaisquer dúvidas.