Ônibus tomba na rodovia BR-153 e deixa quatro mortos e 40 feridos, em Gurupi. — Foto: Divulgação/Bombeiros
De acordo com Joaquim Franco, policial rodoviário federal que esteve no local para atender a ocorrência junto com a equipe da PRF, o motorista relatou em depoimento que precisou desviar de outro veículo para evitar uma batida frontal.
“Pelas informações do próprio motorista, havia um veículo no sentido contrário e precisou realizar uma manobra evasiva defensiva para evitar a colisão frontal e essa manobra acabou desestabilizando o veículo de dois pisos, é alto. E essa manobra fez com que o veículo tombasse”, explicou o policial.
Além da manobra, o motorista do ônibus disse em depoimento que estava chovendo na hora em que aconteceu o acidente. Com tempo fechado, o policial afirmou que é preciso ter cautela ao trafegar pelas rodovias em períodos chuvosos.
“Tem que ter muito cuidado porque reduz bastante a visibilidade. Era noite, então tinha dois fatores de redução da visibilidade que é o período noturno combinado com a chuva”, afirmou.
Apesar dos relatos, a perícia foi realizada e o laudo é que vai confirmar as causas do acidente. O ônibus foi levado para o pátio da PRF e apresentava muitas avarias na parte esquerda, onde tombou.
“Nossa equipe esteve no local, colheu todas as informações, tirou fotos, fez um levantamento dos vestígios para poder concluir com precisão um laudo que possa elucidar os motivos que levaram a esse acidente”, ressaltou Joaquim Franco.
Ônibus sofre acidente na BR-153, em Gurupi — Foto: Divulgação/Bombeiros
O ônibus tombou em um trecho da BR-153 administrado pela concessionária Ecovias Araguaia. Ao fazer a manobra que o tirou da pista, o veículo acabou atingindo um poste com radar que marca velocidade máxima de 80 km/h e ainda as defensas laterais da via.
Há a suspeita das autoridades de que os passageiros não estivessem usando cinco de segurança antes do acidente, mas isso ainda não pode ser determinado sem um laudo pericial do acidente, segundo o policial.
“A gente não tem como determinar com precisão se no momento antes do acidente todos estavam utilizando cinto de segurança. É possível que não estivessem, porque não é um hábito frequente, mas nós não temos como afirmar categoricamente. Mas realmente é uma situação que não é corriqueira, é um acidente que é raro acontecer, mas que as equipes, podemos dizer, que atenderam com bastante rapidez e precisão”, confirmou o PRF, reforçando a necessidade do uso do equipamento de segurança.
Bombeiros e Samu socorrem vítimas de acidente na BR-153 — Foto: Divulgação/Bombeiros
A empresa JTI Transporte e Turismo informou ao g1 que no momento do acidente havia 55 passageiros no veículo. Também afirmou que os itens de segurança do veículo estavam em dias e possui autorização para viajar. Por fim, disse que a seguradora deve entrar em contato com as famílias das vítimas.
Dois mortos no acidente de ônibus na BR-153 são identificados
Os passageiros foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e pela equipe de socorristas da Ecovias do Araguaia, concessionária que administra o trecho da rodovia.
Quatro pessoas ficaram presas às ferragens. Três delas foram resgatadas com vida e uma foi encontrada morta pela equipe dos bombeiros.
Dentre os feridos, 40 pessoas foram levadas para o Hospital Regional de Gurupi. Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES), até o fim da tarde desta sexta-feira, 12 pessoas receberam alta e um precisou ser encaminhado para o Hospital Geral de Palmas por causa do estado de saúde.