No mês em que se celebra o Dia da Consciência Negra, São Paulo recebe mais uma mostra de filmes temática e totalmente gratuita. A partir de sábado (9), começa o festival negro de cinema Nicho Novembro.
A 6ª edição do evento apresenta 12 filmes produzidos por cineastas negros, entre títulos novos e antigos. Todas as sessões acontecem no Centro Cultural São Paulo e, para assistir a um filme, é preciso retirar ingresso na bilheteria uma hora antes da exibição. Os títulos são apresentados sempre às 19h, com reprises no dia seguinte, às 17h.
O evento começa às com uma sessão ao ar livre do longa “Ernest Cole: Achados e Perdidos”, de Raoul Peck, que ganhou o prêmio de melhor documentário no Festival de Cannes deste ano. A obra homenageia o fotógrafo sulafricano que registoru as injustiças do apartheid e, por isso, foi exilado de seu país.
Fora este, todos os outros filmes que integram a programação do festival são de cineastas brasileiros. Na lista, estão duas obras de Rogério de Moura, em homenagem ao diretor que faleceu este ano: o curta “A Revolta do Videotape”, de 1999, e o longa “Bom Dia, Eternidade”, de 2006, estrelado por Zezé Motta, João Acaiabe e Antonio Pitanga.
Outras obras de destaque são o filme “Othelo, o Grande”, de Lucas H. Rossi, e “Um É Pouco, Dois É Bom”, nas telonas. Entre os títulos produzidos neste ano, estão “Meu Amigo Pedro Mixtape”, de Lincoln Péricles, “À Noite Todos os Gatos São Pardos”, de Matheus Moura, e “A Velhice Ilumina o Vento”, de Juliana Segóvia.
A programação do festival negro de cinema também ocupa o Instituto Moreira Salles com encontros voltados ao mercado cinematográfico. Nos dias 15 e 16, há painéis abertos ao público que permitem ouvir profissionais falarem sobre o processo de construção de suas obras a partir das 14h.
Participam do primeiro dia de painel a francesa Laurence Lascary, produtora do filme sobre Ernest Cole, e do segundo, a atriz e diretora Grace Passô, além de Julia Alves e Lucas H. Rossi. Para assistir aos debates, é preciso retirar uma semana As senhas serão distribuídas a partir das 13h no hall de entrada do 3° andar.