No Tocantins, 34.461 mil pessoas se inscreveram para as provas. Para se dar bem e não correr o risco da desclassificação, veja o que é preciso ter atenção para o Enem deste ano:
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), os portões dos locais de prova abrem às 12h e fecham, pontualmente, às 13h.
Neste domingo, os participantes vão ter que responder questões de ciências da natureza e matemática.
A exigência para poder fazer a prova é a apresentação de documentos de identificação com foto válido, como o RG. Os candidatos também poderão estar com um destes documentos em mãos: Carteira de Identidade Nacional (CIN) digital e-Título, CNH ou RG por meio do aplicativo Gov.br.
Para candidatos estrangeiros, será aceita documentação conforme o Acordo sobre Documentos de Viagem dos Estados Partes do Mercosul e Estados Associados, informou o Inep.
Não é qualquer caneta que pode ser usada nas respostas e preenchimento do gabarito. É preciso levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
Entretanto, há exceção para participantes com atendimento especializado para transtorno do espectro autista, sendo permitida a utilização de caneta em material transparente com tinta colorida exclusivamente nas marcações do Caderno de Questões. Mas o Cartão-Resposta, deve ser preenchido com caneta de tinta preta, alertou o Inep.
Os inscritos poderão levar garrafas com água ou algum alimento para responder as questões somente em embalagens de material transparente. Os chefes de sala vão vistoriar os materiais levados pelos participantes.
Assim como no primeiro dia, não será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico. Esses itens devem ser guardados desligados e será oferecido um envelope porta-objetos na sala em que o candidato fizer a prova. Ele deverá ser mantido lacrado embaixo da carteira e o aparelho não pode fazer barulho, o que pode levar à desclassificação do candidato.
As linhas de ônibus serão reforçadas em 20% neste domingo, para auxiliar quem precisa de transporte público para se locomover na capital. Como ocorre nos fins de semana, a passagem é gratuita aos fins de semana.