“Deixa o cara trabalhar. Ele só queria trabalhar”, disseram algumas pessoas no vídeo. Enquanto o homem está caído no solo, os agentes terminam de recolher as peças do chão. A identidade do ferido não foi divulgada.
Policiais militares que acompanhavam a ação apenas observam e não ajudam a resgatar a vítima, que aparenta estar desmaiada em um trecho do vídeo. Nos quatro minutos do registro, o ambulante fica caído no chão enquanto populares tentam ajudá-lo.
Ele foi levado ao Hospital do Tatuapé, onde passou por atendimento médico. O homem já recebeu alta médica, segundo a Secretaria Municipal da Saúde.
PMs relataram que os agentes foram agredidos
Em depoimento, os policiais ainda afirmaram que o vendedor se recusava a permitir o recolhimento dos produtos. Os agentes municipais envolvidos no caso prestaram esclarecimentos às autoridades, mas foram liberados na sequência. Conforme a SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública) de São Paulo, foram solicitados exames periciais ao IML (Instituto Médico Legal).
Envolvidos foram orientados quanto a necessidade de representação criminal, já que o crime é de ação penal condicionada. Ou seja, precisa de uma condição para ser exercida, como a manifestação de vontade da vítima seguir adiante com o caso.