Virada do republicano em estados que haviam sido conquistados por Joe Biden foram essenciais para vitória nesta quarta-feira (6). Trump teve 312 delegados, enquanto Kamala 226.
O republicano Donald Trump conseguiu conquistar nas eleições deste ano seis estados-chave que votaram com o Partido Democrata no pleito de 2020. O feito foi essencial para que Trump fosse eleito presidente dos Estados Unidos, na quarta-feira (6). Compare no mapa acima.
Em 2020, Joe Biden derrotou Donald Trump ao vencer na maioria dos estados-chave. Desta vez, foi o republicano quem conseguiu conquistar os eleitores dessas regiões.
Na comparação com as eleições anteriores, Trump virou nos seguintes estados:
- Arizona
- Nevada
- Pensilvânia
- Wisconsin
- Michigan
- Geórgia
Nestas eleições, a imprensa americana considerava que os Estados Unidos tinham sete-estados chave. Além dos estados da lista acima, a Carolina do Norte também era considerada decisiva. Trump venceu por lá em 2016, 2020 e neste ano.
Somados, os sete estados-chave possuem 93 delegados no Colégio Eleitoral — eram necessários 270 para vencer.
Com base em pesquisas e tradições de eleições anteriores, já era projetado que Trump começasse a apuração com 219 delegados. Como ele conquistou os 93, chegou ao total de 312 representantes.
Já Kamala Harris começou a apuração com 226 delegados. Como não venceu em nenhum dos estados-chave, terminou a votação com a mesma quantidade.
Comparação 2020 x 2024 — Foto: Arte/g1