Notas do Exato poderão ser usadas para diferentes formas de ingresso da Universidade Federal do Tocantins. Prazo encerraria nesta quarta-feira (13).
Universidade Federal do Tocantins (UFT) em Palmas — Foto: Djavan Barbosa/Jornal do Tocantins
A Universidade Federal do Tocantins (UFT) prorrogou até a próxima segunda-feira (18) o período para inscrição no Exame de Acesso ao Ensino Superior do Tocantins (Exato). O prazo encerraria nesta quarta-feira (13). O valor da taxa é de R$ 70.
Provas do ExaTO serão aplicadas no dia 15 de dezembro e serão distribuídas nos cinco campus: Palmas, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins e Porto Nacional. Mais informações podem ser conferidas no site do exame: www.uft.edu.br/exato2024.
Segudno a UFT, o Exato é uma nova iniciativa da UFT para modernizar o acesso aos cursos de graduação da instituição. O novo exame deve substituir gradativamente o vestibular e as provas de processo seletivo complementares.
Ao contrário de um processo seletivo tradicional, o Exato funciona como um exame de habilitação, semelhante ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nota obtida no Exato poderá ser usada em processos seletivos para vagas nos cursos de graduação presenciais da UFT, além de servir como requisito para outras seleções da universidade.
Também está prevista a chance de alunos se inscreverem como estudantes especiais em disciplinas selecionadas. Uma oportunidade para que estudantes do ensino médio vivenciem os cursos de graduação da UFT que despertam seu interesse antes de ingressar efetivamente na Universidade.
Segundo a universidade, as formas de ingresso por meio do Enem, SISU e sistema de cotas continuam como porta de entrada para estudantes.