
Em Araguaína, o deputado estadual Marcus Marcelo (PL) prestigiou o jogo emocionante entre União e América-RN nessa última quarta-feira, 26. Pela primeira vez, e de virada, o time araguainense foi classificado para a 2ª fase da Copa do Brasil. Ainda no intervalo do primeiro tempo, junto ao governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa (Republicanos), foi assinado o contrato para o início da reforma geral do Estádio Mirandão, uma das principais praças esportivas do estado.
A ordem para iniciar a obra e a presença de líderes políticos demonstraram o apoio à prática esportiva e a parceria entre o governo estadual e a Assembleia Legislativa no desenvolvimento da cidade e de toda região. “A gente torcia muito por esse momento, tanto pela vitória do União como também pela reforma do estádio, foram muitas alegrias! Quem ganha é Araguaína ao valorizar mais ainda a potência que é o nosso futebol, que une famílias, promove bem-estar, movimenta a cidade e economia”, afirmou Marcus Marcelo.
De acordo com o Governo, essa é uma das diversas ações que estão sendo realizadas para fortalecer a prática esportiva no Tocantins. “Estamos incentivando o esporte, ajudando os times da primeira e segunda divisão, fazendo os campeonatos amadores, o Copão Tocantins que envolve 836 municípios. Temos investimentos em todos os setores e em várias modalidades esportivas com maratonas e uma série de medidas”, explicou o governador, Wanderlei Barbosa.
Mais segurança, conforto e acessibilidade para todos
A comunidade ganhará um estádio novo com reestruturações que oferecerão mais conforto, tecnologia e segurança para quem joga e assiste às partidas no Mirandão. O projeto prevê a reestruturação do gramado com elevação do campo em 1,20 m para facilitar a visibilidade dos torcedores, implantação de um placar digital, refletores em LED, troca de pisos, forros, nova pintura, parte elétrica e reforma de todos os ambientes do estádio. Além do sistema de combate a incêndio e de outros itens exigidos pelos órgãos técnicos, que atenderão as normas de segurança.
“Nós estamos restaurando as nossas praças esportivas e o estádio Mirandão vai ser contemplado! A empresa já está autorizada para começar a reforma, iniciando pela parte externa para não atrapalhar os jogos do União que representa o Tocantins no campeonato nacional.
Queremos entregar em até 18 meses, para que a comunidade de Araguaína e todo o Tocantins, possa receber jogos da série C, B, e quem sabe um dia da série A”, assegurou o secretário de Estado dos Esportes e Juventude, Atos Gomes.
Torcida fiel
Desde 1996, o União não disputava a Copa do Brasil e antes de conquistar o placar 4X2 e ser classificado pela primeira vez para a próxima fase, o time começou os primeiros minutos da partida perdendo para o América, mesmo assim a torcida não desistiu, é o caso do araguainense Raylon Arruda. “Cheguei um pouquinho atrasado, já tinha passado uns 15 minutos, estava 2×0 para o América, aí a galera começou a gritar: ‘eu acredito, eu acredito! ’ E eu entrei no clima. Quando o União fez o primeiro gol, já comecei a festejar e o resultado foi muito bom”, avalia o torcedor.