A Comarca de Palmeirópolis passou a integrar a rede de unidades do Poder Judiciário do Tocantins com ações de coleta seletiva. O Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO) lançou na cidade, nesta segunda-feira (22/6), o Projeto Coleta Seletiva Solidária e Destinação de Bens Apreendidos Inservíveis, iniciativa promovida pela Comissão Gestora do Plano de Logística Sustentável (CGPLS) e executada em parceria com a Coordenadoria de Gestão Socioambiental e de Responsabilidade Social (Cogersa) e a Diretoria do Fórum local.
Durante o evento, a presidente da CGPLS, desembargadora Ângela Prudente, destacou que a coleta seletiva é uma ação capaz de gerar impactos significativos para o meio ambiente e sociedade.
“É um gesto simples, mas transformador. Com isso, reduzimos a pressão sobre os recursos naturais, promovemos a economia circular e, sobretudo, criamos oportunidades para aqueles que mais precisam”, disse.
Ao relacionar a ação às diretrizes nacionais de sustentabilidade, a magistrada lembrou que o projeto integra os esforços do Poder Judiciário para reduzir emissões de gases de efeito estufa e promover inclusão social. Segundo ela, a iniciativa fortalece cooperativas, valoriza catadores e amplia a conscientização ambiental para além dos espaços institucionais. “Eu sempre digo que sustentabilidade é pertencimento. E nós estamos aqui hoje implantando o nosso Projeto Coleta Seletiva Solidária, que traduz a política do Poder Judiciário do Tocantins nas questões ambiental, social e econômica. A Coleta Seletiva Solidária vem ao encontro desses três sustentáculos da sustentabilidade. Então, temos certeza de que haverá uma grande adesão de servidores, magistrados e colaboradores de Palmeirópolis. Vai mudar a realidade da sustentabilidade no ambiente de trabalho”, reforçou.
O diretor do Fórum de Palmeirópolis, juiz Frederico Paiva, ressaltou que a iniciativa reúne benefícios ambientais, sociais e econômicos ao incentivar a destinação correta de resíduos, fortalecer o trabalho das cooperativas e promover uma mudança de cultura em favor da sustentabilidade. “Quando há o engajamento das cooperativas, das instituições e do poder público, todos têm a ganhar. Esse aspecto solidário traz dignidade, porque garante emprego e renda, então tem um aspecto social envolvido”, afirmou.
Representando a Associação de Catadores e Coletores de Materiais Recicláveis de Palmeirópolis, Edimilson Pereira Xavier destacou a importância da iniciativa para fortalecer o trabalho da categoria e ampliar a estrutura da entidade. Segundo ele, a associação ainda enfrenta desafios para atuar plenamente, mas a parceria representa um avanço para a destinação correta dos resíduos e para a valorização dos catadores. “O catador exerce um papel importante para o meio ambiente e para a cidade”, frisou.
Palmeirópolis tornou-se a 12ª comarca a receber o projeto, que já alcançou as comarcas de Palmas, Araguaína, Gurupi, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Alvorada, Araguatins, Colinas do Tocantins, Natividade, Dianópolis e Novo Acordo. A iniciativa integra as ações de fortalecimento da cultura da sustentabilidade no Judiciário tocantinense e incentiva o descarte correto de resíduos recicláveis, além da destinação adequada de bens apreendidos sem utilidade.
A ação também traduz o compromisso assumido pelo TJTO como signatário do Pacto pela Transformação Ecológica entre os Três Poderes do Estado brasileiro. A adesão ao pacto prevê medidas voltadas à redução dos impactos ambientais das atividades institucionais, incluindo a meta de zerar as emissões de gases de efeito estufa. Nesse contexto, a coleta seletiva solidária integra o Plano de Descarbonização do Judiciário tocantinense, que busca promover ações ambientalmente corretas, economicamente viáveis e socialmente justas, alinhadas aos princípios do desenvolvimento sustentável.
Capacitação e conscientização
Após o lançamento do projeto, os presentes participaram do Workshop da Coleta Seletiva Solidária, ministrado pela equipe da Cogersa.
Durante o curso, a coordenadora da Cogersa, Luciene Dantas, explicou que a sustentabilidade integra o planejamento estratégico do Poder Judiciário tocantinense e está presente na visão institucional do tribunal e que, além da preservação ambiental, o conceito também abrange a responsabilidade social, reforçada por iniciativas voltadas ao fortalecimento de associações e projetos solidários.
Segundo Luciene, o compromisso tem refletido nos resultados alcançados pelo TJTO, que registrou crescimento de 11% no Índice de Desempenho e Sustentabilidade (IDS) nos últimos três anos.
A engenheira ambiental Cinthia Azevedo ressaltou que o Tribunal monitora sua pegada de carbono e desenvolve ações alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Durante a apresentação, ela abordou assuntos como: o Plano de Logística Sustentável (PLS) do TJTO, além de destacar o papel das equipes terceirizadas e dos servidores no cumprimento das metas socioambientais do Poder Judiciário.
Já a engenheira ambiental Welica Rodrigues apresentou orientações sobre tratamento e destinação adequada dos resíduos, funcionamento da Coleta Seletiva Solidária no TJTO, gestão da Central de Resíduos e impactos do consumo na geração de resíduos.
Criado em 2021, o Projeto Coleta Seletiva Solidária está alinhado à Resolução CNJ nº 400/2021, ao Plano de Logística Sustentável do Poder Judiciário do Tocantins e os ODS da Agenda 2030 da ONU.
Presenças
Participaram ainda do evento a primeira-dama de Palmeirópolis, Katharine Oliveira; o promotor de Justiça Vicente José Tavares Neto; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Patrick de Oliveira Rocha; a engenheira florestal Jéssica Thaís Cangussú Lima, representando a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Palmeirópolis; Josimar Costa Furlan, representando a Engie Brasil e a Usina Hidrelétrica de São Salvador; e o capitão Helon Inácio da Silva, representando a 8ª Companhia Independente da Polícia Militar de Palmeirópolis.
De forma lúdica, o mascote Justino também participou da programação.





