
Após inauguração, emissões da nova CIN serão encerradas na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil. Primeira via do documento é gratuita.
Novo Núcleo de Identificação para a emissão da Carteira de Identidade Nacional (CIN) em Palmas — Foto: Vania Machado/Governo do Tocantins
Com a inauguração da nova unidade, as atividades de emissão da nova CIN serão encerradas na 1ª Central de Atendimento da Polícia Civil, na Avenida Joaquim Teotônio Segurado.
O Núcleo integra a unidade exclusiva do Instituto de Identificação em Palmas. A unidade contará com cinco guichês de atendimento.
A primeira via do documento em papel e digital é gratuita. Ao buscar pelo serviço é necessário apresentar originais e cópias da certidão de nascimento ou de casamento.
A nova carteira possui elementos fáceis para verificação de autenticidade e QR Code, que poderá ser lido por celular, possibilitando a qualquer cidadão verificar, inclusive, se a carteira foi furtada ou extraviada.
A CIN é digital e está incluída no aplicativo Gov.br. O número do CPF passa a ser o número do registro nacional do brasileiro, sendo o mesmo número de identificação em qualquer estado do país. A CIN também estabelece fácil identificação de pessoas com necessidades especiais.
A solicitação da primeira via da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) é gratuita — Foto: Divulgação/SSP
Para obter o documento em Palmas é necessário realizar o agendamento, que deve ser feito exclusivamente no portal de serviços do Governo do Estado, provido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI).
Em Gurupi, o agendamento pode ser feito pelo telefone (33) 312-6248, e em Araguaína pelo número (63) 3414-8957. Nos dois municípios, os Núcleos de Identificação estão localizados na sede do Pronto.
Nas demais cidades do estado, o interessado pode se dirigir pessoalmente aos Núcleos de Identificação.