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Em sua tentativa de posicionar o Brasil como líder global na ação climática, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu o compromisso ambicioso de acabar com o desmatamento até 2030. Essa meta representa um passo fundamental diante dos desafios relativos à economia política da degradação ambiental e do desmatamento.
Recentes incêndios florestais, secas prolongadas e enchentes históricas ressaltam a urgência de proteger as florestas brasileiras. Com mais da metade de suas emissões de gases de efeito estufa (GEE) relacionadas ao uso da terra e ao desmatamento, o Brasil precisa alcançar essa meta em prol de seu futuro socioambiental e para o bem de todo o planeta. Apesar dos progressos feitos sob a administração Lula, particularmente em 2023, os desafios permanecem enormes.
Essa questão não é de interesse exclusivo do Brasil; é também de grande importância para a China, o maior parceiro comercial do Brasil e principal comprador de suas exportações agrícolas, como soja e carne bovina. Para a China, a estabilidade da produção agrícola brasileira é crucial para garantir sua própria segurança alimentar.
A China já demonstrou um compromisso em apoiar as iniciativas de sustentabilidade do Brasil. Em 2023, surpreendentes 72% dos investimentos chineses no Brasil foram destinados a projetos de energia renovável e sustentabilidade.
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À medida que o Brasil trabalha para cumprir seu compromisso para 2030, a China tem a oportunidade de se tornar uma parceira transformadora nas relações bilaterais com o Brasil —aspecto que ganha envergadura após os resultados das eleições presidenciais nos EUA. Aqui apresento três áreas críticas nas quais a China pode desempenhar papel mais ativo.
Primeiro, tanto o Brasil quanto a China já expressaram o compromisso com a “eliminação da extração ilegal de madeira e do desmatamento” em suas declarações oficiais conjuntas sobre o clima, mas discussões concretas ainda não foram realizadas no subcomitê de Meio Ambiente e Clima do Cosban (Comitê de Coordenação e Cooperação de Alto Nível China-Brasil). Discutir o desmatamento neste subcomitê é uma necessidade urgente, dado o papel fundamental que o desmatamento desempenha no perfil de emissões do Brasil.
Em segundo lugar, algumas empresas chinesas já começaram a demonstrar interesse em adquirir produtos livres de desmatamento, uma tendência que, se apoiada por políticas mais amplas do governo chinês, poderia gerar uma mudança significativa em todo o setor. Esse compromisso poderia ser ainda mais fortalecido por políticas governamentais chinesas que incentivem as empresas a priorizar práticas de fornecimento sustentável. Com o imenso poder de compra da China, uma mudança setorial em direção a produtos livres de desmatamento teria efeitos significativos nas cadeias de suprimentos do Brasil, potencialmente acelerando a transição para práticas mais sustentáveis no agronegócio.
Terceiro, transparência e rastreabilidade são essenciais para garantir que produtos agrícolas que entram na China provenientes do Brasil não estejam vinculados à destruição ambiental ou a danos sociais. Os dois países devem trabalhar juntos para estabelecer sistemas robustos de rastreabilidade, aproveitando as iniciativas nacionais já existentes no Brasil. Brasil e China podem garantir que o comércio de produtos agrícolas esteja alinhado com o compromisso comum de sustentabilidade forte.
O Brasil tem de abraçar estratégias de adaptação climática e de transformação de seu agronegócio. Com o apoio da China, esse objetivo pode se tornar realidade, beneficiando ambas as nações e o mundo. Juntos, Brasil e China podem mostrar ao mundo que o desenvolvimento sustentável não é apenas possível, mas também alcançável por meio de alianças estratégicas e compromissos compartilhados com a saúde do nosso planeta.
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