Transporte no Rio Tocantins vai ser feito das 5h às 19h em um período de 30 dias, segundo o Governo do Estado. Embarcações têm capacidade de transportar de cinco a oito passageiros por viagem.
Começa a valer a travessia gratuita entre Aguiarnópolis e Estreito (MA); saiba mais
A ação é em parceria com a Prefeitura de Augustinópolis e começou a partir das 16h. Segundo informou o governo, as embarcações funcionarão todos os dia das 5h às 19h, exclusivamente para o transporte gratuito de pessoas entre as margens do rio. Os barcos têm capacidade de transportar de cinco a oito passageiros por viagem.
No primeiro momento, o Governo destinou R$ 135 mil para garantir o transporte gratuito por 30 dias. Ainda estão sendo conduzidas tratativas entre os órgãos para determinar soluções permanentes com relação à mobilidade entre os municípios do Tocantins e do Maranhão. Mas segundo o Governo, esse aporte financeiro pode chegar a R$ 300 mil.
A Agência Tocantinense de Regulação (ATR) vai ficar responsável pela fiscalização da travessia entre as margens do rio. Já o Corpo de Bombeiros vai manter uma equipe fixa no local e dará apoio na fiscalização do serviço, informou o governo.
Os condutores das embarcações fazem parte da Associação dos Barqueiros de Aguiarnópolis, que garantiu segurança e agilidade no serviço.
Barqueiros começaram a fazer transporte de passageiros nesta segunda-feira (27) — Foto: Ademir dos Anjos/Governo do Tocantins
O departamento informou ainda que haverá uma nova contratação de responsabilidade da autarquia para atender necessidades da comunidade e reduzir os impactos gerados pela falta da ponte.
Segundo o DNIT, a causa do colapso ainda está sendo investigada, de acordo com o órgão. A Polícia Federal também abriu uma investigação para apurar a responsabilidade da queda da estrutura.
A implosão das estruturas remanentes da ponte deve acontecer no dia 2 de fevereiro deste ano, segundo o Ministro dos Transportes, Renan Filho. Na quarta-feira (22), equipes de técnicos já iniciaram as perfurações que irão servir para colocar os explosivos.
Ponte entre Maranhão e Tocantins desabou sobre rio — Foto: Francisco Sirianno/Grupo Mirante